terça-feira, 23 de agosto de 2011

Financiamento público de campanhas - Um novo custo ao povo brasileiro



A dita "reforma política" tem muito o que se discutir, um dos pontos mais questionáveis tende a ser a fonte de financiamento de campanhas. Hoje o financiamento das campanhas é feito pelos partidos e candidatos com meios próprios e investimentos privados, o que teoricamente torna a disputa política desigual, beneficiando partidos e candidatos com maior poder economico. Porém estuda-se em Brasília o estabelecimento do financiamento público de campanha, algo que ao meu ver se trata de mais uma forma de fazer o povo pagar a conta.


O orçamento público hoje já se vê comprometido por instituições inchadas, custos altíssimos das ferramentas do Estado, pensões e investimentos em programas sociais dúbios. Assistimos todos os dias efeitos disto na saúde, educação, segurança pública e principalmente no desenvolvimento tecnológico de nosso país, que como já é comum, vive promovendo cortes no orçamento para adequar as contas do Estado. Com isso temos por exemplo profissionais da educação mal pagos, estrutura educacional defasada, investimento em hospitais aquém do necessário, sucateamento das forças armadas e a falta de incentivo ao desenvolvimento nacional em ciência e tecnologia.


Agora tramita o projeto que visa custear todo o processo eleitoral, algo que ao meu ver é um absurdo. Pois ao invés de limitar e fiscalizar de maneira severa os fundos de campanha, o Estado que colocar a mão no bolso, o que vai levar a um rombo no orçamento público e não trará uma simetria nas condições de igualdade na disputa, afinal sabemos que isso irá beneficiar ainda mais candidatos que já possuem recursos próprios.


Resumindo, o que vai acontecer caso seja aprovada tal sandice é o seguinte, os partidos continuarão com as mesmas condições, pois não há como se efetuar um controle severo dos custos e fontes de recursos nas campanhas, o que levará há um maior custo do pleito e a uma nova conta ao povo brasileiro. No fim os únicos beneficiados serão os partidos e seus candidatos.


Convido os amigos a deixarem sua posição quanto a esta importante questão que afeta diretamente todos nós brasileiros.


Angelo D. Nicolaci

Editor GeoPolítica Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger