quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gaddafi está em Trípoli, afirma russo que falou com ditador



Muammar Gaddafi está na Líbia, mais especificamente em Trípoli, e não tem planos de deixar a cidade, de acordo com o chefe da federação russa de xadrez, Kirsan Ilyumzhinov, amigo do ditador líbio.

Ilyumzhinov afirmou que conversou com Gaddafi nesta terça-feira por telefone e garantiu que o ditador está bem e vivo, apesar da ofensiva rebelde contra a capital.

O russo --que visitou a Líbia durante bombardeios da Otan, aliança militar do Ocidente, para se encontrar com Gaddafi-- disse ainda que o filho mais velho do ditador, Mohammad, também conversou com ele por telefone nesta terça.

"Estou vivo e com saúde. Estou em Trípoli e não tenho a intenção de sair da Líbia. Não acredite nas notícias mentirosas das emissoras de TV do Ocidente", disse Gaddafi, de acordo com citação de Ilyumzhinov.

Mohammad disse ao chefe da federação russa de xadrez que a população líbia está sofrendo com a escassez de alimentos, medicamentos e combustível. "Mohammad Gaddafi me informou sobre a difícil situação humanitária pela qual a Líbia passa como resultado das ações militares", afirmou Ilyumzhinov.

A Otan e os rebeldes afirmaram que desconheciam o paradeiro do ditador líbio, mas a Casa Branca havia dito na segunda-feira que acreditava que ele não tinha deixado o país.


Rebeldes e forças pró-Gaddafi batalham por aeroporto de Trípoli

Violentos confrontos e trocas de tiros são registrados nesta terça-feira no aeroporto da capital da Líbia, Trípoli, disputado pelos rebeldes oposicionistas e as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi.

Segundo a rede de TV CNN, que tem um correspondente dentro do aeroporto, os rebeldes estão tentando conter a artilharia pesada das forças pró-Gaddafi.

Os rebeldes alegam ter controle sobre o aeroporto, uma localização crucial por ficar na avenida que leva ao complexo militar de de Bab Al-Aziziyah, onde fica a residência do ditador e cenário de intensos confrontos.

Os rebeldes dizem temer que a artilharia lançada pelas fortças pró-Gaddafi atinja um dos aviões, causando uma explosão de grandes proporções.

Segundo a CNN, os rebeldes estão contra-atacando com todos os seus recursos. O ataque, contudo, é direcionado ao local de onde os rebeldes acreditam que está vindo a artilharia, já que eles não tem a localização exata das forças do regime.

A terça-feira é de confrontos também em outras partes de Trípoli, em um sinal de que a batalha pela capital não terá um fim tão rápido quanto o esperado.

AVANÇO

Mais cedo, a rede de TV catariana Al Jazeera relatou que as forças rebeldes conseguiram entrar no primeiro portão do complexo militar de Bab Al-Aziziyah, um dos possíveis paradeiros de Gaddafi.

O canal de televisão Al Arabiya afirmou que os rebeldes conseguiram cercar o complexo militar, um dos últimos bastiões da resistência de Gaddafi. O canal relatou que os rebeldes líbios atacaram os portões do complexo e estão tentando invadir o local.

"Os revolucionários estão tentando entrar pelo Portão Velho no lado oeste. Se conseguirem, o combate passará para a parte de dentro do complexo", afirmou Muftah Ahmad Othman, combatente em Trípoli, ao canal de televisão.

Até o momento, não há confirmação por parte do regime ou mesmo dos rebeldes sobre a invasão do complexo.

A rede britânica Sky TV também divulgou que fumaça era vista saindo do complexo depois de um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A aliança, contudo, não confirmou o ataque e nega que esteja dando apoio aéreo aos rebeldes.

A agência de notícias France Presse, que tem um correspondente na cidade, relata confrontos com artilharia pesada e foguetes ao redor de Bab al-Aziziya, que desde a véspera é alvo de uma grande ofensiva rebelde. A agência diz que os rebeldes líbios iniciaram um grande ataque contra a residência do ditador, sem mais detalhes.

Também era possível ouvir confrontos pesados perto do Hotel Rixos, onde estão jornalistas estrangeiros em Trípoli.

O representante do Conselho Nacional Rebelde em Londres, Guma al Gamaty, disse que 2.000 rebeldes invadiram a linha de forças do regime em Zlitan e chegaram em Trípoli na noite de segunda-feira. "Eles devem fazer a diferença", disse.

As forças rebeldes avançam também no leste do país, fora da capital. Segundo a Al Jazeera, os rebeldes controlaram o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf e agora avançam rumo a Bin Jawad.

O correspondente do canal de TV na Líbia disse ainda que as tropas de Gaddafi estão recuando da cidade natal do ditador, Sirte, no que seria uma conquista muito simbólica para os oposicionistas.

Os rebeldes conquistaram ainda o distrito de Bishr e estão nos arredores do distrito de Al-Eqaila, ambos a oeste de Brega.

Fonte: Folha

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger