quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Documentos da CIA revelam erros na invasão da Baía dos Porcos



Documentos ultrassecretos da CIA divulgados ontem revelam novos detalhes sobre a tragédia de erros dos EUA na invasão da Baía dos Porcos (1961), em Cuba, incluindo relatos de fogo amigo derrubando aviões americanos no calor da batalha.

Os arquivos desclassificados podem ser consultados no site do NSA.

Também se tornaram públicos os relatos oficiais sobre a cooperação de países latinos contra Fidel Castro, a resistência da agência de inteligência americana contra o caráter secreto da operação e vários outros episódios inéditos ou pela primeira vez contados pela própria investigação que a CIA conduziu depois do fracasso da invasão.

Os arquivos foram obtidos pelo grupo National Security Archives (NSA), de Washington, que processou a CIA pela liberação do material. "Esses são alguns dos últimos arquivos que continuavam secretos sobre a agressão dos EUA a Cuba", disse Peter Kornbluh, que dirige o projeto do NSA sobre os cubanos.

O processo na Justiça foi iniciado por volta do aniversário de 50 anos da invasão da Baía dos Porcos, em abril, e ainda não terminou. Um último volume da "História Oficial da Operação da Baía dos Porcos" continua em poder da agência.

No material, o historiador oficial da CIA, Jack Pfeiffer, joga a responsabilidade pelo fiasco para o presidente John Kennedy (1961-63), que proibiu terminantemente uma invasão aberta.

Ao mesmo tempo, porém, ele documentou extensamente erros dos agentes da CIA.

ERROS

Um deles foi fornecer para exilados recrutados para a operação aeronaves B-26 configuradas para se confundirem com a Força Aérea cubana --o que fez com que os pilotos não conseguissem distinguir colegas dos inimigos.

"Acabamos atirando contra dois ou três [aviões americanos]", relata no material o oficial Grayston Lynch.

"Atingimos alguns porque, quando vieram para cima de nós, só víamos silhuetas."

A "História Oficial" documenta a contrariedade da agência. Planejadores declararam em reuniões internas que "o conceito original [da operação] é visto como inatingível diante do controle que [o ditador Fidel] Castro instituiu".

"O segundo conceito (1.500-3.000 homens para conquistar uma praia) também é considerado inatingível, exceto como ação conjunta da agência e do Departamento da Defesa", continuam.
Kennedy não chegou a ser brifado nesses termos, e com apenas a CIA a frente de 1.200 homens, a invasão foi esmagada.

A agência tentou contornar as limitações. Apesar das advertências em contrário da Casa Branca, pilotos americanos foram autorizados a voar para Cuba (na costa, sem se adentrar pela ilha) no meio da operação. Quatro deles morreram.

A CIA ainda derrubou a proibição do uso de bombas incendiárias Napalm quando viu que os cubanos estavam vencendo.

Mas reclama, por exemplo, de ter tido negado um pedido para detonar "bombas de som" em Havana para distrair Fidel durante a invasão. O Departamento de Estado descartou a tática por ser "muito obviamente americana".

APOIO DE GOVERNOS

Ficaram expostas ainda as negociações com outros governos para apoio à operação.

Com a Nicarágua, a conversa foi fácil. O general Anastacio Somoza (que mais tarde liderou o país), segundo a CIA, exagerou a necessidade de alguns empréstimos e conseguiu garantias para US$ 10 milhões em troca de ajuda. A agência americana pressionou o Departamento de Estado a apoiar os empréstimos, um dos quais veio do Banco Mundial.

Já a República Dominicana tentou entrar no jogo, mas não conseguiu. O ditador Rafael Trujillo ofereceu ajuda em troca de "viver o resto dos seus dias em paz", mas foi rejeitado; acabou assassinado mais tarde por grupos ligados a CIA.

Brasil mantém arquivos secretos sobre invasão da Baía dos Porcos

Não são só os EUA que mantêm secretos documentos oficiais da história da invasão da Baía dos Porcos. Segundo Peter Kornbluh, um dos diretores do grupo National Security Archives, o Brasil faz o mesmo --e até com mais firmeza.

"Acredito que o Brasil tem arquivos importantes guardados sobre esse episódio", disse ele à Folha. "Claro, o Brasil não apoiou a invasão em 1961. Mas não há dúvidas de que ainda existem documentos e telegramas militares brasileiros secretos que jogariam luz sobre o que aconteceu e sobre o envolvimento do Brasil com Cuba a partir de 1960."

O problema, para Kornbluh, é que o país não possui uma lei de liberdade de informação tão ampla quanto o FOIA ("Freedom of Information Act) dos EUA.

A lei americana garante acesso público a arquivos do governo americano. Salvo exceções, há presunção de acesso: se o governo não quiser divulgar algo, a responsabilidade de explicar o porquê é dele, não de quem pediu.

O National Security Archives usa o FOIA e outros recursos para obter, estudar e divulgar arquivos históricos americanos, que narram inclusive a história das relações Brasil-EUA.

Kornbluh quer aumentar o acesso ao lado brasileiro dos documentos, além dos relacionados ao "papel do Brasil no golpe no Chile (1973), na Operação Condor, em operações contra Cuba nos anos 1970, na saída de Juan Torres da Bolívia (1971)" etc.

"O Brasil foi e é uma superpotência regional. Seus arquivos deverão refletir o uso e abuso de poder na região, particularmente durante a era militar, quando o Brasil colaborou com os EUA para reprimir a esquerda no Cone Sul", afirmou.

Fonte: Folha

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger