segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Terror ataca em Moscou


No aeroporto da capital russa de Moscou, um ato terrorista nesta segunda-feira (24) abalou a rotina da cidade. Uma bomba explodiu no salão do terminal internacional do Aeroporto de Domodedovo. Há muitos mortos e feridos segundo nosso correspondente em Moscou. O número de mortos agora é de 31 pessoas. O número de feridos é difícil precisar, mas passa de uma centena.

Após a explosão, houve um colapso parcial da estrutura do edifício, deflagrando um incêndio. O aeroporto de repente se transformou em um caos, cheio de pessoas em pânico. A maioria das vítimas sofreu queimaduras e ferimentos causados por estilhaços. Os feridos foram temporariamente alojados no hall de entrada, estacionamento e na enfermaria. O ataque mobilizou toda a estrutura de socorro, sendo enviadas muitas ambulâncias de diversas partes de Moscou bem como dezenas de equipes médicas e aparatos para atendimento emergencial.

Os primeiros sete feridos foram internados no hospital Vidnoe perto de Moscou. Outros feridos na 7 ª e 12 ª CCH de Moscou.

Segundo a polícia de Moscou o epicentro da explosão foi perto do posto de inspeção de passaportes, o Hall principal de entrada estava cheio no momento da explosão. Segundo testemunhas do atentado ao menos 70 pessoas podem estar entre as vítimas fatais deste ato terrorista.

Tal ataque demonstra a fragilidade no controle de ilícitos nos aeroportos russos, pois em alguns não há equipamento para detecção de explosivos e em outros apenas na área de embarque. Especialistas acreditam que o explosivo deve ter embarcado em outro aeroporto e só foi detonado no aeroporto de Domodedovo. Não se sabe se foi proposital ou se o explosivo iria ser detonado durante o voo.

Provavelmente, a bomba foi entregue a um dos voos agora para descobrir onde será muito difícil. Infelizmente, o sistema de detecção de explosivos não está em todos os aeroportos, e os cães treinados não são capazes de identificar alguns tipos de explosivos. Em conexão com o ataque de Domodedovo o governo russo reforçou a segurança em outros aeroportos da capital, estações ferroviárias e terminais de ônibus.

Rustam Correspondente GeoPolítica Brasil em Moscou - Rússia
GeoPolítica Brasil

Tradução e adaptação: Angelo D. Nicolaci
Share this article :

1 comentários:

  1. Minhas condolências a todos os nossos irmãos russos pelos mortos e feridos...
    Desejo que os responsáveis sejam presos e punidos exemplarmente!!!
    Apesar de não sermos um alvo em potencial a atentados terroristas internacionais como a Rússia, EUA, França, Inglaterra e Alemanha deve-se elevar em muito a segurança nos nossos aeroportos visando os eventos de 2013 a 2016, onde estes eventos podem ser utilizados como vitrines para ataques semelhantes...
    Já a Rússia tem que se preocupar muito com esta questão, pois os eventos de 2018 poderão trazer inúmeros transtornos à população russa, caso não sejam tomadas medidas drásticas de segurança...
    Um grande abraço a todos...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger