quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Brasil destaca importância de concluir pacto UE-Mercosul em 2011


O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a alta representante de Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia (UE), Catherine Ashton, destacaram nesta quarta-feira em Bruxelas a importância de realizar "com sucesso" em 2011 as negociações de um acordo comercial entre a UE e os países do Mercosul.

A chefe da diplomacia europeia se reuniu com Patriota na primeira visita oficial que ele faz como ministro das Relações Exteriores para fora da América Latina.

Em comunicado, Ashton disse que os dois concordaram com a importância de que Mercosul e UE fechem neste ano os trabalhos para um acordo de associação - que inclui um tratado de livre-comércio - uma meta também assumida pelo comissário de Comércio da UE, Karel De Gucht.

Essas negociações, que estavam estagnadas desde 2004 diante da falta de avanços na Rodada de Doha para a liberalização do comércio mundial, foram retomadas em maio passado durante a Cúpula Mercosul-UE, realizada em Madri.

As negociações avançam e na próxima rodada, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março na capital belga, as partes farão novas ofertas mútuas, confirmou Patriota à imprensa.

Ashton também lembrou que Brasil e UE são parceiros estratégicos, com relações bilaterais "fortes e dinâmicas". Ela disse que, durante a reunião desta quarta-feira, teve a oportunidade de manter com o Patriota "uma primeira troca de pontos de vista" sobre a política externa do novo Governo brasileiro, liderado desde 1º de janeiro pela presidente Dilma Rousseff.

Ashton ressaltou que ambos também trocaram ideias sobre como "desenvolver ainda mais" as relações entre Brasil e UE, destacando que compartilha o desejo do chanceler brasileiro de "trabalhar juntos para criar uma maior cooperação" não só nas relações bilaterais, mas também em assuntos globais, como direitos humanos.

A alta representante indicou que fará uma visita oficial ao Brasil ainda neste semestre.

Por fim, Ashton expressou a Patriota suas condolências pelas vítimas das chuvas que castigaram o Brasil nos últimos dias.

Só na Região Serrana do Rio de Janeiro, o número oficial de mortos é de 827.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger