terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Novas notícias direto de Teresópolis - GeoPolítica Brasil


Nosso amigo e correspondente especial Claudio M. Queiroz esteve hoje visitando novamente as localidades atingidas do terceiro distrito de Teresópolis.

Segue abaixo informações a respeito destas areas e um apanhado de notícias.

Bonsucesso, Km 22 da Estrada Teresópolis-Friburgo(Tere-Fri RJ 130), a comunidade se organizou em multirões para catalogar, separar e distribuir os donativos para as pessoas atingidas, em uma localidade de nome Estrelinha e Lúcios, um empresário local, não podendo aguardar o socorro das instituições públicas(Prefeitura e outros), partiu para a limpeza e recuperação das vias com seus próprios recursos, inclusive contratando horas de tratores e caminhões basculhantes para a remoção dos escombros e dejetos trazidos pela força da correnteza do pequeno rio que cortava a localidade, o que pude observar em campo foi que a potência destrutiva foi de tal magnitude que o mesmo teve o seu curso original totalmente modificado e a sua classificação alterada de córrego com velocidade moderada para um rio com grande velocidade, sem contar que as propriedades próximas(de 50Mt à 300Mt) de suas margens foram completamente destruídas, tanto as obras mortas como casa e estruturas, até mesmo o solo fértil onde era plantadas as hortaliças que abasteciam o mercado consumidor do Rio de Janeiro, nestes locais a força da água foi de tamanha magnitude que simplesmente lavou o solo levando totalmente a camada orgânica(terra preta) deixando somente o solo argiloso e muitas pedras(granitos) expostas, inviabilizando por anos a produção destes produtos nesta comunidade.


Mas não devemos esquecer que as maiores perdas foram as vidas que simplesmente se viram tragadas por um mar de água e lama, destruindo tudo que encontravam pela frente.

Pude observar blocos de granito(pedras sólidas) com tamanhos superiores a 3Mt X 2Mt X 2Mt que simplesmente foi trazido como um barquinho de papel em uma poça de agua na rua, vi também árvores onde seus troncos foram quebrados como palitos de fósforos, tendo a circunferência destes algo em torno de uns 3,60MT, ou um diâmetro de 2Mt.
Encontrei uma casa onde brinquei muito na minha infância, tendo somente encontrado ela por terem me informado onde ela estava, pois somente sobrou uma parte do alicerce e dois pedaços de paredes, infelizmente nesta casa ocorreu um óbito de uma pessoa muito próxima a mim, meus pesares aos meus primos pela perda de sua mãe querida.


Nas margens da rodovia as equipes de limpeza trabalhavam frenéticamente para desubstruçao de pontes e vias, assim como a limpeza de trechos da RJ-130, consegui observar uma ponte de construção macissa em madeira onde a mesma veio "flutuando" como uma canoa improvisada por alguns kilometros destruindo tudo que estivesse a sua frente, depois repousando mansamente no leito do rio como se fosse apenas um objeto a mais na paisagem.

O centro desta comunidade já estava com a energia elétrica e telefones reestabelecidos, diminuindo assim a aflição deste povo sofrido.


Vieira, Km 35 da mesma estrada, o centro de acolhimentos de donativos e distribuição está funcionando na melhor forma possivel, acolhendo e distribuindo alimentos a população, defronte ao centro foi cedido por um pequeno empresário uma loja que foi transformada em posto de emergências médicas onde estavam trabalhando médicos pediatras, enfermeiros, assistente sociais, voluntários, fisioterapeutas entre outros, adjacente a este posto foi montado pela Cruz Vermelha Internacional, Grupo Geneve um posto de telefonia satelital para que os moradores pudessem falar com seus parentes ansioso por noticias, inclusive tendo um carro de som para avisar a comunidade a respeito desta facilidade no momento, aqui abro um parênteses para parabéns o Sr. Gabriel, que estava coordenando esta missão, sendo ele um cidadão argentino morador da cidade de Buenos Aires e aqui esta dando-nos cobertura, meu muito obrigado mesmo por este gesto de solidariedade.


Pude observar uma quantidade de veículos Nissan Frontier da Força Nacional, que estavam responsáveis pela segurança armada da localidade para evitar qualquer tipo de delitos, que infelizmente andaram acontecendo, mas em muito pequena escala, pude observar também veículos de todos as tonelagens do EB, assim como da Carioca Engenharia prestando apoio tanto no transporte de donativos como apoio direto a comunidade.

Quanto ao centro de operações aéreas, o Exercito brasileiro disponibilizou um telefone e um email para que as pessoas que tenha conhecidos em areas isoladas possam solicitar o socorro dos mesmos. Tendo as aeronaves diminuído um pouco o frenesi das decolagens e partindo para um trabalho mais pontual em resgate de desabrigados e transporte de obitos, consegui observar que novas aeronaves se juntaram ao esforço de guerra que foi montado para o socorro da cidade de Teresópolis.

Enquanto escrevo este, caiu uma chuva torrencial aqui no centro da cidade onde fico extremamente apreensivo com as consequências, pois existem muitos pontos da cidade que não estão preparados para absorver uma tempestade destas, sem contar que as areas atingidas ainda podem ocorrer novos e maiores deslizamentos pois o terreno está muito encharcado e não assentado o suficiente para se estabilizar.

Peço a todos que continuem nesta missão sagrada de ajudar ao próximo e não parem o fluxo de donativos, pois infelizmente as chuvas de verão só estão começando e as mesmas já mostraram um pouco do poder destrutivo que tem.

Orem por todos aqui. Obrigado

       
Claudio Marcos de Queiroz

Correspondente do GeoPolítica Brasil em Teresópolis
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger