domingo, 16 de janeiro de 2011

Notícias direto da Região Serrana pelo Correspondente do GeoPolítica Brasil


Nosso colaborador e correspondente especial na Região Serrana Claudio M. Queiroz, que esta atuando como voluntário nas equipes de resgate das vítimas das chuvas que atingiram a região na última semana nos envia notícias e fotos exclusivas.

Hoje o Claudio visitou duas áreas atingidas e descreve abaixo os fatos do dia:

Teresópolis

Localidade de Vieira, bairro rural, produtor de horti-frutigranjeiros, terceiro distrito da CIdade, localizado no Km 35 da RJ-130.

Esta localidade foi atingida por uma cabeça d' água nas nascentes dos dois córregos que cortam a mesma, fazendo que a vazão d' água aumentasse em muito a sua capacidade de vazão, onde seu nivel ultrapassou a casa de dois metros de altura acima da ponte rodoviária da localidade, com isto a força desta torrente foi devastadora para a localidade, tendo o efeito visual no dia 14 de janeiro (dia da tempestade) de uma barragem de artilharia ou de uma localidade atingida por um tsunami.

Hoje eu constatei o empenho de todas as forças governamentais, para-públicas e civis(voluntários de diversas partes da cidade e até mesmo de outras, assim como de outros estados) em tentar amenizar o grande impacto sofrido pela mesma, a igreja Católica local(uma das poucas construções não atingidas) foi transformada em central de recebimentos de donativos e centro de apoio para as equipes(grande numero de donativos já recebidos). As equipes de reconstrução estão se empenhando em muito para limpar a localidade dos destroços espalhados por todas as partes(muita lama, escombros de construções, carros, caminhões e muitas pedras) assim como pude acompanhar a recuperação de dois corpos(mesma família) presos na cabeceira de uma ponte onde ocorre o encontro dos dois córregos. Estavam presentes militares do Exército Brasileiro pertencentes ao 31º BAC, construtora civil com grandes tratores, Secretarias Estaduais com tratores assim com os próprios moradores com seus pequenos tratores agrícolas trabalhando em conjunto para amenizar o sofrimento da comunidade. Devagar esta comunidade vai se reerguendo e tentando cicatrizar as feridas e se acostumar com a perda de seus entes.

Localidade de Bonsucesso, bairro rural, produtor de horti-frutigranjeiros, terceiro distrito da Cidade, localizado no Km 22 da RJ-130, foi atingida por cabeças d'água assim como sofreu grandemente pelo transbordo violento de seu córrego que tem sua nascente nos maciços das montanhas que fazem parte do Parque Estadual dos Três Picos, assim como sofreu também pelo aumento do rio que vem da comunidade vizinha de Vieira, tendo o seu centro não sofrido tanto, mas as áreas periféricas e a margem da rodovia tendo sido muito danificada, nesta localidade também foi montada uma base de apoio ás vitimas com recolhimento e distribuição de donativos.

Localidade Venda Nova(Nhunguaçu), bairro rural, produtor de horti-frutigranjeiros, terceiro distrito da CIdade, localizado no Km 15 da RJ-130, esta localidade não sofreu consequências graves por causa das chuvas, tendo somente desmoronamentos pontuais, mas foi escolhida para a instalação de um centro de recolhimento de donativos para desabrigados e vitimas das localidades próximas, tendo este centro ganho um tamanho e uma organização primorosa pelos seus moradores e voluntários, onde a mesma tem recebido a ajuda de várias classes sociais da cidade e de outras localidades, nesta localidade eu informo que este ponto de apoio e recolhimento foi criado para receber justamente as famílias que seriam resgatadas no dia de ontem, mas que por causa da chuva muito forte que caiu no fim da tarde nos impediu de concretizar o mesmo, tendo sido realizado o resgate de quatro adultos e quatro crianças que foram muito bem acolhidas, passando pelo atendimento médico, vacinação anti-tetânica assim como receberam roupas e alimentos quentes para a recuperação, mas consegui confirmar que as outras pessoas foram resgatadas hoje em uma nova operação onde foi utilizados veículos off-roads civis para o ataque e aproximação dos flagelados que corriam perigo eminente de morte por soterramento, aproveito para parabenizar esta equipe que foi extremamente sacrificada ontem por causa da chuva, onde tiveram que marchar cansados e com ferramentas de sapa após um trabalho árduo, pois a viatura que os traria de volta teve que deixá-los em um ponto para resgate posterior pois os resgatados correriam risco de morte ou acidente grave com a viatura caso ficasse mais tempo parado no ponto de encontro pois as condições de segurança estavam se deteriorando rapidamente, esta brava equipe marchou algo próximo de 15km entre subidas e descidas com uma chuva torrencial castigando-os, onde os mesmos optaram por não esperar o resgate e partiram nesta marcha forçada para a base. Meu bravo e meus parabéns a todos membros da equipe Jhony de resgate.

Para o dia 16 de janeiro estão sendo preparados novos resgates de famílias em areas de risco isolados, para serem conduzidos ao abrigo onde receberão o mínimo de conforto.

Sem mais para o momento parabéns á todos pelos esforços empreendidos nesta grande operação de resgate e apoio á estas pessoas já muito sofridas, meus parabéns a todos os participantes, tanto profissionais como aos voluntários que sem nenhuma experiência anterior estão aprendendo não a ferro e fogo e sim em lama e água.

       
Por: Claudio Marcos de Queiroz
Correspondente Especial GeoPolítica Brasil em Teresópolis
Share this article :

2 comentários:

  1. Parabéns á equipe do blog, sempre nos surpreendendo com suas materias e coberturas. Claudio parabéns e desejo sorte as pessoas ai da região.

    Angelo o blog a cada dia surpreende com a qualidade das materias próprias e mesmo as reproduzidas, você tem feito um excelente trabalho, digno de jornalista. só para mencionar, primeiro foi a surpresa com a entrevista no bope, depois a cobertura na vila cruzeiro e alemão, onde se me lembro você estava lá no peito e na coragem sem equipameno de segurança, agora essa cobertura excelente com a participação do claudio um correspondente. O GeoPolitica Brasil tem futuro, de nada me surpreenderia se estiverem no anuncio do FX-2 ou em outros eventos importantes de nosso país.

    PARABENS!!!

    atenciosamente

    André Menezes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado André,

    Mas temos que agradecer ao Claudio pela excelente cobertura que tem feito, pois ele é voluntário lá nas equipes de resgate e se dispôs a enviar para nós noticias e fotos da situação em Teresópolis.

    E primeiramente quero agradecer a Deus por ter me capacitado para dar inicio e prosseguimento neste projeto, além de colocar as pessoas certas ao meu redor.

    Obrigado por acompanhar o nosso blog, pois como não canso de repetir este é um espaço nosso, de todos, para que haja compartilhamento de conhecimentos e ideias, além de ser um lugar para obter informações e notícias de forma clara e imparcial.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger