terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vila Cruzeiro e Alemão comemoram um ano de pacificação



Ontem (28) os complexos da Penha e Alemão comemoraram um ano desde que as forças de segurança pública em conjunto com as forças armadas tomaram o controle destas duas comunidades do domínio do tráfico.O nosso editor esteve presente há um ano acompanhando toda a operação e foi até as comunidades verificar o que mudou e o que ainda precisa ser feito para cumprir tudo o que foi prometido pelo Estado.

As obras necessárias para trazer mais conforto e cidadania aos moradores dos complexos já tiveram inicio, porém há muito ainda o que ser feito, pois o desafio é grande de recuperar uma área tão extensa que ficou muito tempo abandonada á margem do Estado.

Conversando com alguns moradores pudemos comprovar que houve um ganho significativo em segurança e na confiança dos mais de 200mil habitantes nas forças de segurança. Áreas onde antes era praticamente impossível que alguém adentra-se em segurança hoje podem ser transitadas sem qualquer risco. Onde havia barreiras e ruas esburacadas para bloquear o acesso das viaturas, hoje possui um calçamento que permite o acesso livre, locais conhecidos por abrigar verdadeiras feiras do tráfico, hoje exibem um comércio forte, com feiras de artigos de vestuário, alimentos e utensílios, uma imagem bem diferente do que se via há pouco mais de um ano atrás.

O GeoPolítica Brasil caminhou o dia inteiro através de becos e vielas para comprovar as mudanças dentro destas comunidades que eram tidas como "fortalezas" do tráfico. O que se verificou é algo que me deixou um tanto preocupado, em algumas localidades que adentramos, pudemos observar áreas sem a cobertura de rondas ou a presença de militares e policiais, além de movimentação suspeita, o que leva a acreditar que ainda haja focos de tráfico dentro destas áreas.

Em setembro nós acompanhamos um GC do E.B quando houve uma intensa troca de tiros entre as forças do estado e traficantes em uma das localidades ainda não pacificadas que fazem "divisa" com as zonas pacificadas, algo que é preocupante, principalmente após a notícia na última semana e confronto entre traficantes e soldados, que resultou em um soldado ferido no braço.

Apesar de toda a tranquilidade que se observa e uma mudança expressiva na rotina destas comunidades, notei uma certa tensão nas áreas limítrofes da comunidades, além de notar que os GC's estão agora voltando a usar os pesados coletes e capacetes de combate, algo que já tinha dado lugar aos bonés azuis da força de pacificação.

Ontem foi anunciado durante um almoço das autoridades que em março deve ser iniciada a implantação das UPP's, porém a presença do E.B deve ser mantida até junho, não sendo descartado uma prorrogação deste prazo.

O GeoPolítica Brasil aproveita para parabenizar os homens e mulheres que se engajaram nestas operações há um ano e devolveram á nossa sociedade a confiança em nossa capacidade de se garantir a segurança pública, onde a ocupação destas duas comunidades foi um marco importante na mudança dos rumos de nossa segurança pública e o inicio de uma mudança dentro de nossas forças policiais, que até então estavam com seu conceito em baixa junto a nossa sociedade. Minhas congratulações aos comandantes das forças armadas que se engajaram nesta luta e aos nossos policiais que se empenharam, trabalhando sem folga para conseguir devolver a ordem á nossa cidade.

Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger