sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ato publico contra divisão dos royalties reúnes 200 mil no Rio de Janeiro



Mais de 200 mil pessoas participaram ontem (10) do protesto contra a distribuição dos royalties do petróleo no Centro do Rio de Janeiro. Nosso editor esteve presente na Avenida Rio Branco e acompanhou de perto a manifestação.

Tendo inicio por volta das 14hrs, o evento reuniu representantes da sociedade fluminense, contando com a presença do governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, uma cena que marcou o evento foi a presença do ex-governador Anthony Garotinho e sua esposa, adversários políticos do atual governo do Estado, um ato que demonstrou a importância que representa os royalties para o Rio de Janeiro.

Marcando uma forte presença, artistas e cantores de grande expressão participaram do ato, sendo marcante a leitura do Manifesto do Rio pela atriz Fernanda Montenegro.  

Nós do GeoPolítica Brasil aderimos ao movimento, tendo em vista a importância de tais recursos para a manutenção do desenvolvimento sócio-econômico de nosso Estado. Pois com a perda de tais recursos haverá uma grande redução nos recursos destinados aos projetos de cunho social, o que pode acarretar em uma redução drástica nos investimentos em programas de profissionalização de mão de obra, saúde e educação não só na capital, mas pelos diversos municípios do estado que hoje dependem quase que unicamente dos recursos dos royalties do petróleo das bacias fluminenses.

Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil

Para entender a questão

Desde 1979, a Petrobras vinha tentando comprovar a existência de óleo, mas as descobertas não foram significativas até 2005. Em agosto de 2005 foram encontrados os primeiros indícios de petróleo no pré-sal na Bacia de Santos, no bloco BM-S-10, próximo a Parati. O grande anúncio sobre o pré-sal ocorreu em novembro de 2007, quando o consórcio formado por Petrobras, BG Group e Galp conclui análises do segundo pólo do MS-S-11, na área de Tupi, que indicaram volumes recuperáveis entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural. A descoberta chamou a atenção do mundo para o pré-sal.

As reservas da camada geológica do pré-sal são uma das maiores do mundo. O governo estima que os blocos na região podem conter entre 50 bilhões e 80 bilhões de barris, ou seja, cinco vezes as atuais reservas comprovadas do País. O maior campo identificado no bloco até o momento é o de Tupi, onde a Petrobras calcula que possa recuperar entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural. O poço de Franco possui um volume de petróleo recuperável de 4,5 bilhões de barris. Iara, de propriedade da Petrobras, abriga reservas de entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris.

Desde 2007, o governo brasileiro se prepara para definir um plano de como explorar as reservas e o que fazer com o capital obtido com as riquezas. Em julho de 2008, o governo formou uma comissão interministerial para apresentar sugestões de mudanças institucionais e regulatórias para a exploração e produção de petróleo e gás natural na camada pré-sal. Começaram então as discussões para o novo marco regulatório. A proposta do governo para explorar as reservas, conhecida como marco do pré-sal, só ficou pronta um ano depois, em agosto de 2009. Segundo a União, 71% das reservas da área geológica ainda não foi licitada e será regida pelas novas regras. O marco do pré-sal foi dividido em quatro pilares:

Mudança do modelo de exploração
Até agora, o modelo de exploração de petróleo no País é o de concessão. O governo leiloa uma área e a empresa interessada paga royalties e taxas para o Estado, como a participação especial. No novo marco, o governo propõe a produção partilhada. A partilha prevê que a União fique com determinado percentual da produção do petróleo, ao passo que deve caber às empresas exploradoras o restante do insumo recolhido. O novo paradigma foi adotado pelo fato de o governo entender que os poços do pré-sal têm altas chances de ter grande quantidade de óleo. Com o provável baixo risco de frustração, o governo acredita que as empresas exploradoras têm a obrigação de repartir com a União parte da produção.

Criação da Pré-Sal S.A.
Para executar os trâmites burocráticos do governo no sistema de partilha foi proposta a criação de uma empresa, a Pré-Sal S.A.. A empresa será 100% estatal e vai tratar apenas de conferir se o que as empresas privadas estão repassando está correto e vender este óleo. A Pré-Sal S.A. não irá fazer exploração. Os integrantes do Conselho de Administração da empresa terão mandato de quatro anos prorrogáveis por igual período. A proposta determina que a Pré-Sal S.A. disponibilize na internet suas demonstrações financeiras e estabelece que as decisões colegiadas da diretoria executiva sejam tomadas por maioria absoluta de seus membros quando pelo menos três quintos deles estiverem presentes.

Criação do Fundo Social
O Fundo Social concentrará recursos governamentais relativos à arrecadação com a exploração de petróleo na região do pré-sal. O fundo receberá uma parte do que a União arrecadar com o pré-sal, entre bônus de assinatura dos contratos de partilha; royalties da União deduzidas as destinações específicas; resultado da comercialização do óleo e do gás que caberá à União na partilha e aplicações financeiras. Segundo o governo, o Fundo Social será vinculado à Presidência da República.

O fundo funcionará como fonte para regular os recursos para realização de projetos e programas nas áreas de combate à pobreza e desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e tecnologia e da sustentabilidade ambiental. Embora parte dos recursos do fundo já tenha destino certo, outra parte da verba poderá ser investida fora do País. De acordo com o governo, o Fundo Social permitirá que o Brasil não seja vítima da chamada "doença holandesa", situação na qual um exportador de produtos primários, como o petróleo, com a entrada excessiva de divisas, abre espaço para a apreciação cambial e o desmantelamento da indústria nacional.

Capitalização da Petrobras
A Petrobras foi definida pelo governo como exploradora única do petróleo e gás no pré-sal. Ou seja, a estatal terá participação em todos os blocos que forem criados para obtenção dos recursos. Para isto, a empresa precisava de dinheiro para comprar equipamentos e investir em pesquisa. O projeto estipulou duas operações principais. Uma foi a cessão das reservas e a outra, a autorização para a União subscrever ações da Petrobras e emitir títulos para pagar por elas. Na prática, a Petrobras pagou com ações para a União o direito de explorar os blocos. A União repassou à Petrobras os direitos de exploração de reservas ainda não licitadas que contenham 5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). A empresa pagou um total de US$ 42,533 bilhões (em forma de ações) pelos 5 bilhões de barris que estão em seis blocos: Franco, o maior deles, que deverá fornecer cerca de 3,1 bilhões de barris; Tupi Sul, Florin, Tupi Nordeste, Guará e Iara. Há, ainda, o campo de Peroba, que será uma reserva, caso os demais campos não somem 5 bilhões.
Outra parte das novas ações emitidas em setembro de 2010 foi repassada ao mercado, que comprou R$ 120,36 bilhões em papéis da empresa - a maior operação de capitalização de uma empresa na história.

Divisão de royalties pagos pelas petrolíferas
A divisão dos tributos pagos pelas empresas que exploram as áreas com petróleo no País não estava entre os grandes pilares a serem discutidos pelo governo no marco do pré-sal. Contudo, a dificuldade em chegar-se a uma solução conciliatória fez com que o tema fosse discutido em separado e se tornado como o ponto mais demorado a ser resolvido. Desde 2009 governo federal, Estados, municípios e congressistas debatem sobre o tema. Não só os tributos pagos pelo petróleo tirado nas áreas a serem licitadas, mas os campos do pré-sal que já estão nas mãos das empresas entraram na discussão.

Dentre os maiores tributos pagos pelas empresas petrolíferas atualmente ao País estão royalties e participação especial. O royalty é uma espécie de compensação cobrada das concessionárias que exploram a matéria prima. De acordo com a legislação brasileira, Estados e municípios produtores - além da União - têm direito à maioria absoluta dos royalties do petróleo. A divisão atual é de 40% para a União, 22,5% para Estados e 30% para os municípios produtores. Os 7,5% restantes são distribuídos para todos os municípios e Estados da federação. Estados e municípios não produtores e não afetados pela extração querem aumentar sua participação, enquanto os produtores e afetados pela produção não querem diminuir a deles. A proposta é que a União cedesse parte de sua parte. E é exatamente esta divisão que tem atravancado a aprovação total do marco do pré-sal.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a defender a distribuição igualitária dos royalties, mas voltou atrás diante da pressão dos Estados produtores e passou a defender um tratamento diferenciado para essas administrações. Mas os deputados não aceitaram a proposta e aprovaram uma emenda, apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-RS) e Marcelo Castro (PMDB-PI), que prevê a distribuição dos royalties do pré-sal para todos os Estados da federação. A divisão aprovada na Câmara por 369 votos a favor e 72 contrários é de que 30% dos royalties sejam destinados aos Estados, 30% aos municípios e 40% à União, sem tratamento diferenciado para os produtores. A chamada "emenda Ibsen" foi além da camada pré-sal e estendeu a nova distribuição de royalties também às bacias tradicionais, incluindo as já licitadas. Em um de seus últimos atos, Lula vetou este acordo.

A questão então voltou ao Congresso e a última proposta, que ainda precisa ser aprovada na Câmara e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, é que para os Estados e municípios produtores ou afetados pela extração de petróleo o porcentual caia de 61,25% atuais para 40%, em 2012; 38%, em 2013; 36%, em 2014; 34%, em 2015; 32%, em 2016; 29%, em 2017; 27%, em 2018; e 26% a partir de 2019. Em contrapartida, a participação dos Estados e municípios não produtores ou não afetados subiria dos atuais 8,75% para 40%, em 2012; 42%, em 2013; 44%, em 2014; 46%, em 2015; 48%, em 2016; 51%, em 2017; 53%, em 2018; e 54% a partir de 2019.

Já em relação à participação especial, uma outra taxa paga pelas petroleiras à União em campos de grande rentabilidade, a parte destinada aos Estados e municípios produtores e afetados cairia dos atuais 50% para 39% no ano que vem. A redução no percentual cairia gradualmente (37%, em 2013; 34%, em 2014; 31%, em 2015; 29%, em 2016; 27%, em 2017; e 25%, em 2018) até atingir 24% em 2019. Já Estados e municípios não produtores, que hoje não recebem nada de participação especial, passariam a receber 19% do total a partir de 2012 e aumentariam gradualmente (20%, em 2013; 22%, em 2014; 24%, em 2015; 25%, em 2016; 27%, em 2017; 29%, em 2018) até chegar ao percentual de 30% em 2019. Para os novos contratos, a União ficará com 20% dos roaylties, os Estados e municípios produtores e os municípios afetados dividirão 29% do que for pago em royalties e os demais Estados e municípios ficam com 51%. A partir das próximas licitações, que serão feitas sob o regime de partilha nas áreas do pré-sal, não haverá mais participação especial.

Fonte: GeoPolítica Brasil com complementação Agência Brasil
Share this article :

6 comentários:

  1. Ola Angelo,
    Seria possivel o amigo colocar mais materias sobre a Amazônia, principalmente sobre a construção das hidreletricas que estão sendo feitas por lá. Acho isso de extrema importância, visto que, pessoas que deveriam defender o Brasil estão claramente sendo "influenciadas" pelas nações ricas a deixar a Amazônia como esta, para que eles venham a desfruta-la mais adiante. O MPF daquela região ja deixou de ser brasileiro, para se tornar porta voz das famigeradas ONGs da Europa e EUA. Eles sabem perfeitamente o potencial das riquezas que existem por aquelas bandas e não querem pagar por isso, então criaram as ditas ONGs para trabalharem para elas, ja que só a imprensa estrangeira( Globo, Band, Veja, Net, Folha e outros) não basta.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Se alguma outra nação explorasse o pré-sal e o Brasil quisesse usar de força contra esta nação seriam convocados só a população do Rio e do Espírito Santo ou todo brasileiro?

    ResponderExcluir
  3. Da pra ver o uso social do dinheiro vindos do petrolio no rio.....,
    De uma lida na constituicao, la encontrara que tudo oque esta no subsolo do brasil pertence a UNIAO, e nao aos estados, esse negocio de so o rio usufruir do dinheiro ja comecou errado, o dinheiro deve ser dividido com todos os estados, nao adianta fazer protestinhos, o resto do brasil nao contem caipiras como voces pensao.....

    ResponderExcluir
  4. outra coisa, ja aproveitando o clima, a mareinha do brasil deveria passar a chamar-se marinha do rio, so tem carioca la, vai tentar entrar pra ver?? entao que o estado do rio page as suas despesas......

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando, Obrigado pela sugestão, acabo de incluir na pauta, em breve trarei essa discussão importante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Júlio e Ismael,
    Acredito que devam estar equivocados, afinal a partilha do petróleo como esta não dirige 100% para o RJ e nem é o que almeja o Estado. A questão é que o estado produtor tenha uma fatia maior no bolo e não o bolo inteiro, algo que não vejo como sendo mais que justo. Afinal se for levar a ponta da faca então devemos cobrar participação na zona franca, afinal a isenção de impostos naquela região atinge os nossos bolsos a grosso modo.

    Com relação a MB esta equivocado, todo brasileiro tem igual oportunidade de ingresso seja na MB , FAB ou EB, eu mesmo conheço muitos na MB que são do nordeste e norte. Com relação a disposição da MB, ai você pode alegar que a esquadra encontra-se quase toda baseada aqui, mas isso não quer dizer que isso beneficie os cariocas, assim como as localização de grande parte da FAB em SP não quer dizer que os paulistas tenham preferencia.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger