terça-feira, 15 de novembro de 2011

Em dia com o cenário geopolítico mundial



Devido ao deslocamento e foco na cobertura da operação de retomada da "Rocinha", infelizmente deixamos de postar algumas notícias de vital importância para se compreender o cenário mundial que se desenvolve. Portanto, resolvemos através desta postagem resumir os principais acontecimentos do fim de semana no Brasil e no mundo.

No sábado (12) a Liga Árabe confirmou a exclusão da Síria e pediu sanções mais enérgicas contra aquela nação. A decisão foi tomada após a recusa do regime sírio em cumprir os pontos acordados com a Liga, entre eles a suspensão da repressão aos manifestantes civis.

A Liga Árabe descarta uma intervenção como a ocorrida na Líbia, porém a oposição síria se mostra esperançosa com a resolução adotada.

O governo de Damasco não demonstrou qualquer mudança frente a resolução, apenas informando que a mesma é nula de acordo com as normas da Liga, uma vez que a mesma não foi aprovada por unanimidade, com votos contrários do Iêmen, Líbano e abstenção do Iraque.

Na Itália ventos da mudança atingem seu governo, o Primeiro Ministro Silvio Berlusconi renunciou ao cargo após uma série de escândalos e denuncias de corrupção, outro agravante foi a atual crise pela qual passa a zona do Euro.

Berlusconi ainda enfrenta processos na justiça por prosituição, suborno e fraude fiscal.

No leste do continente europeu, a Geórgia confirmou sua posição firme de entrar para a OTAN, confrontando os interesses russos na região, onde desde a invasão fracassada da Ossétia do Sul e Abkhazia na ano passado que enfrentou o apoio da Rússia que desdobrou tropas e reconheceu a independência das duas províncias.

No Irã uma forte explosão em um paiol levantou suspeitas sobre um possível ataque, porém as informações são desencontradas e dão apenas conta do número de vítimas.

Em Portugal militares protestam contra os cortes,  tais cortes fazem parte das medidas de austeridade para conter a dívida pública.; para não ferir a lei, manifestantes usaram roupas civis.

O novo Primeiro ministro da Itália, Mario Monti, diz que adiantar eleições gerais tiraria a credibilidade do novo governo durante a crise. O sucessor de Berlusconi tem bom trânsito na União Europeia, onde chefiou duas comissarias.




Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger