sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Irã se diz em condições de exportar produtos e serviços nucleares



O Irã está em vias de exportar produtos e serviços nucleares, anunciou o diretor da OEAI (Organização da Energia Atômica do Irã), Fereydoon Abbasi, segundo informações da agência de notícias oficial "Irna".

Em um seminário realizado na cidade de Qom, a cerca de 200 km de Teerã, Abbasi destacou o progresso do programa nuclear iraniano. "Nosso país conseguiu ser autossuficiente em diversas áreas nucleares e estamos prontos para oferecer formação e fornecer centrífugas [para o enriquecimento de urânio]", disse.

O responsável do organismo nuclear iraniano ressaltou que o desenvolvimento da energia atômica no país foi conduzido por engenheiros e especialistas nacionais. Ele desafiou as críticas internacionais ao programa nuclear ao dizer que a República Islâmica não tem medo nem das ameaças nem das sanções externas.

"As medidas do inimigo não afetarão o avanço do Irã e os especialistas iranianos seguirão seu trabalho sem descanso e com perseverança", afirmou. "Se quisermos que o nome do Irã figure na lista dos países poderosos do mundo, não nos resta outra alternativa senão promover o desenvolvimento da tecnologia nuclear".

As críticas da comunidade internacional contra o programa atômico do Irã aumentaram depois que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) divulgou, no último dia 8, um relatório que apontava indícios de que a República Islâmica tinha realizado recentemente trabalhos que poderiam desenvolver armas nucleares.

Na segunda-feira passada, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos anunciaram novas sanções financeiras contra o Irã, enquanto a UE (União Europeia) prepara mais sanções, além das que já aplica. A Rússia repudiou as medidas, defendendo que elas complicam qualquer esforço de diálogo com Teerã em matéria nuclear.

O Irã, signatário do TPN (Tratado de Não-Proliferação Nuclear) e membro da AIEA, afirma que seu programa atômico não tem fins militares, apenas civis, e argumenta possuir o direito de desenvolver e adquirir tecnologia atômica com objetivos pacíficos.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger