quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Índia e Paquistão tentam normalizar relação bilateral




Os primeiros-ministros da Índia, Manmohan Singh, e do Paquistão, Yousuf Raza Gillani, se reuniram nesta quinta-feira nas ilhas Maldivas para tentar normalizar a sempre complicada relação entre as duas potências nucleares do sul da Ásia.

"Perdemos muito tempo em debates ásperos no passado. Chegou o momento de escrever um novo capítulo em nossas relações", disse Singh, citado pela agência de notícias indiana Ians. "Revisamos o diálogo com a expectativa que todos os assuntos que infestaram de problemas as relações possam ser discutidos com toda a sinceridade".

Os líderes se reuniram durante uma hora em um intervalo da 17ª cúpula da Saarc (Associação para a Cooperação no Sul da Ásia), que é realizada no pequeno arquipélago do oceano Índico.

Em uma casa de praia de um luxuoso hotel, os dois premiês discutiram de "forma aberta" todos os assuntos de sua complexa agenda bilateral, como a distribuição de água, o terrorismo e disputas territoriais. "A reunião foi boa. Espero que a próxima rodada de consultas seja mais construtiva e abra um novo capítulo nas relações entre ambos países", afirmou o paquistanês.

Esta foi a segunda reunião do ano, após outro encontro que mantiveram durante a semifinal do campeonato
mundial de críquete disputada pelas seleções dos dois países na cidade indiana de Mohali em março.

DIÁLOGO

A Índia reivindica ao Paquistão uma ação mais decidida contra os grupos terroristas que operam em seu território e realizam atentados como o de 2008 em Mumbai, que deixou 166 mortos e estremeceu as relações entre os dois países.

O diálogo ficou congelado e a Índia só tentou retomá-lo no último mês de fevereiro, após mais de dois anos de desencontros e subidas de tom de alguns dos mais importantes políticos de ambos lados da fronteira.

Nesta quinta-feira, Singh voltou a insistir que o Paquistão leve aos tribunais os autores do ataque, mas ao mesmo tempo apostou em deixar para trás a "era de acusações", segundo seu secretário de Relações Exteriores, Ranjan Mithai.

Mithai disse que os dois premiês concordaram ser preciso colocar em prática o mais rápido possível um regime de vistos liberalizado para fomentar os intercâmbios bilaterais. Como gesto de boa vontade, o Paquistão decidiu recentemente outorgar à Índia o status de "nação mais favorecida".

Desde a independência e partilha do subcontinente, em 1947, a Índia e o Paquistão passaram por várias guerras e mantêm conflitos de menor intensidade, principalmente pela região da Caxemira, cujo território segue dividido na atualidade.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger