terça-feira, 22 de novembro de 2011

Governo russo nega que seus militares vão começar a jogar badminton



O Exército russo, antes temido em todo o mundo, vem passando os últimos anos travando uma batalha para conservar sua reputação intacta minimizando histórias sobre abusos cometidos por soldados, deterioração de armamentos e um plano para substituir tanques por armas infláveis.

A campanha talvez tenha chegado ao ponto mais baixo quando, na semana passada, o Ministério da Defesa foi forçado a desmentir um relato segundo o qual a arma mais recente no antes poderoso arsenal do exército não passa de uma raquete de badminton.

De acordo com notícia publicada no jornal "Izvestiya", o Ministério estaria se preparando para implementar um programa, a ser aplicado em todo o Exército, para reforçar a habilidade dos soldados por meio da prática do badminton, um esporte que vem ganhando destaque recente na Rússia depois de obter o selo oficial de aprovação da dupla governante, o presidente, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro, Vladimir Putin.

De acordo com o "Izvestiya", o Ministério estaria planejando comprar 10 mil raquetes de badminton e dezenas de milhares de petecas, para assegurar que os soldados estejam corretamente "armados".

O coronel Alexander Shchepelev, chefe do departamento de preparação física do Ministério da Defesa, disse ao jornal que "numa partida de badminton são usados os mesmos músculos que os usados quando se arremessam granadas, facas e outros objetos. É por isso que esse esporte é muito útil para todos os militares, sem exceção."

"Mas será especialmente útil para fuzileiros e atiradores de elite, já que acompanhar a trajetória da peteca treina os músculos oculares, fortalece o sistema cardiovascular e desenvolve a rapidez de reação", disse ainda o coronel.

O artigo rapidamente ganhou vida viral, suscitando reações de escárnio em um país cada vez mais cansado das façanhas de sua dupla governante. Medvedev começou a promover o badminton no mês passado, com um videoblog em que saúda as virtudes do esporte e que o mostra disputando uma partida rápida com seu mentor, Putin.

"O badminton não é um esporte militar aplicado nas forças armadas russas, e seu desenvolvimento não faz parte do programa de treinamento físico dos militares", disse o Ministério, acrescentando estar "surpreso" com o artigo. "O trecho em que se diz que os atiradores de elite estão 'começando a ser obrigados a estudar' o badminton é a opinião pessoal do jornalista."

O "Izvestiya" confirmou seu relato. "O Ministério da Defesa é uma organização muito fechada e costuma negar qualquer informação que não for obtida pelos canais oficiais", disse o autor da reportagem, Denis Telmanov. Ele acrescentou que duas outras fontes confirmaram a existência do plano de treino em badminton. "Sabemos que é verdade. Há as quadras e há as raquetes."

Fonte: The Guardian
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger