terça-feira, 15 de novembro de 2011

Operação Choque de Paz - O retorno do Estado à Rocinha,Vidigal e Chácara do Céu.


foto: Angelo D. Nicolaci - GeoPolítica Brasil


Por volta de 1:20 da manhã da madrugada de domingo (13), nosso editor chegou ao 23º BPM no Leblon, centro de comando da operação de retomada da Rocinha, logo na chegada pode-se verificar o aparato mobilizado para tal operação. Enquanto aguardávamos o credenciamento na portaria do Batalhão, acompanhou-se o frenesi de viaturas que se apresentavam ao comando de operações e outras que saiam para tomar suas posições.

Blindados prontos para a operação - By GeoPolítica Brasil



“Eu e dois amigos do Portal Terra, Gabriel e Luís, aguardávamos o credenciamento, porém o mesmo não tinha ainda hora definida para acontecer, foi quando nosso amigo Luís teve a idéia de nos posicionarmos junto à um dos acessos da Rocinha, próximo ao Colégio Americano, então partimos em busca de nossas reportagens.”

Policiais do 27º BPM de Santa Cruz controlavam o acesso na última barreira antes de chegar à comunidade a ser pacificada. O clima era um misto de tranqüilidade e apreensão, pois não era visível qualquer movimentação de traficantes no local, conforme foi possível apurar através das lentes da mira telescópica do fuzil de um dos policiais. O ponto de venda de drogas onde normalmente ficam dezenas de traficantes, estava abandonado.


Veículos eram revistados na entrada e saída da Rocinha - By GeoPolítica Brasil
 

O controle de entrada e saída da comunidade era rigoroso, todos os veículos eram parados e revistados pelos policiais.

Por volta das 2:50 hrs duas equipes do BOPE entraram na comunidade, o momento era tenso e esperava-se sinais de resistência, porém os policiais adentraram a comunidade e deram inicio aos preparativos para a chegada dos blindados sem qualquer tipo de resistência.

Cumprindo o planejado ás 4:05 hrs era iniciada a retomada da Rocinha Vidigal e Chácara do Céu, onde um comboio de 4 blindados M-113 e Pick-Ups com policiais do Bope, Choque e fuzileiros cruzaram a barreira onde o editor do GeoPolítica Brasil e colegas de outras mídias aguardavam o inicio da operação.


By GeoPolítica Brasil


“Após alguns minutos seguimos para um ponto de observação avançado, já dentro da comunidade, de onde pude observar a total tranqüilidade que dominava aquela operação de guerra. Alguns moradores já acenavam pelas janelas e exibiam bandeiras do Brasil, comemorando a libertação das mãos do tráfico.”
Gilson Elias de 33 anos, morador da comunidade nos relatou que a situação no interior da comunidade é de paz, a operação não mudou em nada a sua rotina diária, onde sempre sai ás 4:30 hrs em direção ao seu trabalho. A única mudança relatada pelo morador foi a revista pela qual passou ao ser abordado por policiais do Batalhão de Choque. Gilson aprovou a operação e vê com esperança o futuro da comunidade onde mora, sonhando com melhorias não só na segurança, mas em todo o aparato do estado.

Outro morador que preferiu não se identificar, disse que já esperava ancioso pela ação do estado, pois não agüentava mais viver sob a opressão exercida sobre os moradores.

Ás 4:40 hrs os primeiros blindados M-113 retornavam ao batalhão após desembarcar suas tropas. Nosso editor e os amigos Luis e Gabriel do Portal Terra notaram uma cena muito suspeita, dezenas de motos enfileiradas em um ponto da entrada da comunidade e uma pick-up de luxo, cena que contrastava com a simplicidade dos demais carros estacionados no acesso. Suspeita que mais tarde foi confirmada com a apreensão da pick-up e dezenas de motos.


Equipes da Policia Federal e CORE adentraram já ao amanhecer para cumprir mandatos de busca e apreensão. No céu o “Caveirão do ar”, assim com o “Águia” efetuavam passagens rasantes dando cobertura e orientando as equipes no solo, a cada passagem o som de sua passagem lembrava as cenas de filmes de guerra, com o característico som de seus motores.

Nosso editor prosseguiu avançando para o interior da comunidade, quando por volta das 6 da manhã fogos sinalizavam a tomada completa da comunidade pelas forças de segurança. Logo as ruas desertas da Rocinha, onde só haviam equipes policiais, nosso editor e os amigos do Portal Terra, foi tomada por uma verdadeira tropa de jornalistas e fotógrafos que estavam aguardando fora da comunidade á tomada pelas forças de segurança.

Equipes do BOPE realizaram varreduras pelos becos e vielas, colheram informações com moradores a respeito da localização de possíveis esconderijos dos criminosos, armas e entorpecentes.

Policiais do BOPE vasculham a Rocinha - By GeoPolítica Brasil


Uma cena ficou marcada na memória de nosso editor, onde em uma das principais vias da comunidade uma pomba branca repousava sobre um dos blindados, uma cena emblemática que descrevia bem a nova situação daquela que era uma das mais perigosas “favelas” do Rio de Janeiro. Infelizmente a mesma voou antes que o mesmo pudesse fotografar a bela cena, mas não escapou de nossas lentes ao pousar no emaranhando de fios.


A Pomba da Paz pousou na Rocinha - By GeoPolítica Brasil


Um morador relatou que esta sendo maravilhoso ver o estado devolvendo a lei e a ordem á comunidade, o morador relatou que mora na Rocinha há trinta anos, cria suas duas filhas (13 e 8 anos) em meio ao terror do tráfico, relatou que todos os dias eram carros,motos e pessoas armadas no meio da rua muitas vezes impedindo a passagem, era um inferno segundo o morador, eles colocavam o terror,era apontando fuzil na direção de moradores, ao reclamar eles o chamavam de coroa abusado. Ele relatou que estava muito feliz e vai buscar sua família que fugiu para Campo Grande com medo do confronto entre os criminosos e as forças de segurança. Encerrando ele brincou dizendo: “Maravilhoso, agora viraram tudo menina, correram pra baixo da cama, só são homens na hora de falar com a gente, virou agora tudo menina”. Riu.

Nosso editor então retornou ao 23º BPM para coletar dados referentes ás outras frentes da operação e acessar aos números relativos ás apreensões.



Clanf retorna após atividades no Vidigal


O secretário de segurança pública do Rio de Janeiro disse: “O grande trunfo dos cariocas é a libertação do julgo do fuzil. Devolveremos a dignidade e o território a quem não tinha. O que começou hoje não tem data para ser acabado, e fizemos isso sem efetuar nenhum disparo nem derramar uma gota de sangue”. Beltrame informou que o planejamento de 40 UPPs está mantido. E ressaltou que não descarta que a casa do traficante Nem, localizada na ação, seja usada. Ele afirmou que o mérito da ação é da força de paz.

“Quem suou sangue, deve ter seu momento de glória. Essa vitória não é da secretaria, mas do grupo que trabalhou nas operações. Foi uma ação combinada com instituições às quais serei eternamente grato”, disse Beltrame

Também estiveram no centro de comando das operações a Chefe de Policia Civil, Delegada Martha Rocha acompanhou de perto o desenrolar das operações. O Governador Sérgio Cabral esteve reunido com a cúpula de segurança pública, além de cumprimentar os guerreiros envolvidos nessa operação.

Entre os números da operação, até nossa saída contabilizava-se:

1 Toyota Hilux, 75 motos, 113Kg de Maconha,13 fuzis,1 metralhadora, muita munição e pasta base de cocaína, uma central de TV a cabo clandestina, máquinas caça níqueis e 5 criminosos.


Nosso editor mais uma vez no front



O GeoPolítica Brasil mais uma vez esteve no front para trazer a você leitor uma cobertura exclusiva, uma visão de quem realmente esteve dentro do teatro de operações e trazer informações e fotos exclusivas.

Nota do editor: Eu quero aproveitar e render as justas homenagens aos policiais e militares envolvidos nesta importante operação para tomar das mãos do tráfico essa enorme comunidade que por décadas sofreu a opressão destes criminosos e a omissão do poder público, mas que agora é libertada e tem a chance de viver como todo cidadão, usufruindo de todos os direitos legais que são atribuídos ao estado.

Angelo D. Nicolaci
Editor/Fundador
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger