sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Emir do Kuwait ordena repressão aos protestos



O emir do Kuwait ordenou nesta quinta-feira às forças de segurança que adotem "todas as medidas necessárias" para manter a ordem, um dia após milhares de manifestantes ocuparem o Parlamento.

O emir, xeque Sabah Al Ahmad Al Sabah, presidiu hoje uma reunião extraordinária do governo dedicada à manifestação da noite de quarta-feira, quando milhares de pessoas invadiram o Parlamento para exigir a renúncia do primeiro-ministro, xeque Nasser Mohamad al Ahmad al Sabah, sobrinho do emir.

"O emir ordenou ao ministério do Interior e à Guarda Nacional que adote todas as medidas necessárias" para enfrentar "tudo o que possa atentar contra a segurança e a estabilidade do país".

O dirigente também concedeu às forças de segurança "todas as prerrogativas necessárias para garantir a firme aplicação da lei com a finalidade de sufocar estes atos de provocação".

O emir qualificou a manifestação de "ato irresponsável" e afirmou que trata-se de um passo "para o caos e a instabilidade do país".

Segundo o ministério do Interior, cinco membros das forças de segurança e um guarda nacional ficaram feridos nos confrontos.

A oposição acusou hoje o governo de querer "instaurar um Estado policial" no Kuwait e convocou novas manifestações.

Para o deputado da oposição Mubarak al Waalan, "os jovens militantes utilizaram seu direito legítimo de protestar contra a corrupção generalizada e os ataques à Constituição".

Milhares de manifestantes invadiram na quarta-feira o prédio do Parlamento, após as forças da ordem reprimirem um protesto exigindo a demissão do primeiro-ministro.

Os manifestantes forçaram as portas e entraram na sala principal do prédio, onde cantaram o hino nacional, antes de sair do local. O grupo, reunido diante do Parlamento, pretendia inicialmente seguir para a residência do primeiro-ministro, mas foi dissuadido pela polícia, que agiu com violência.

Segundo testemunhas, cinco pessoas ficaram feridas e tiveram que receber atenção médica.

O Kuwait é sacudido há várias semanas por um escândalo de corrupção, no qual vários deputados ligados ao governo receberam subornos milionários.

A revelação do escândalo provocou uma forte mobilização da oposição contra o governo do xeque Nasser Mohamad, acusado de ser responsável pela corrupção generalizada e pela deterioração dos serviços públicos.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger