quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EUA e União Europeia vão negociar mega-acordo de livre comércio

 
 
Os EUA e a União Europeia anunciaram nesta quarta-feira que vão dar início a negociações para alcançar um amplo acordo de livre comércio e investimento, com o fim de eliminar barreiras tarifárias e regulatórias em uma gama de produtos.
A iniciativa foi anunciada através de um comunicado conjunto emitido pelo presidente americano, Barack Obama, o comissário da UE, José Manuel Barroso, e o presidente do Conselho Econômico Europeu, Herman Van Rompuy.
 
"O relacionamento econômico transatlântico já é o mais volumoso do mundo, respondendo por metade da produção econômica global e quase US$ 1 trilhão de comércio de mercadorias e serviços", diz o comunicado.
"Uma Parceria Comercial e de Investimento Transatlântica de alto nível impulsionaria a liberalização do comércio e dos investimentos, e abordaria questões regulatórias e outras barreiras não-tarifárias."
Se for implementado, o acordo de livre comércio será um dos mais complexos e ambiciosos já negociados. Analistas estimam que o entendimento possa incrementar a economia europeia em 0,5%.
"Através desta negociação, os Estados Unidos e a União Europeia terão a oportunidade não apenas de expandir o comércio e o investimento nos dois lados do Atlântico, mas também de contribuir para o desenvolvimento de regras globais que possam fortalecer o sistema multilateral de comércio", diz o comunicado.
 
Fonte: BBC Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger