quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Primeiro-ministro russo fala sobre a compra de armamento pelo Brasil

 
A compra de armamento russo pelo Brasil foi um dos temas de uma entrevista exclusiva do primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev a William Wack.
 
Medveded disse que tratou com a presidente Dilma do interesse em fornecer mísseis. Os equipamentos têm a capacidade de atingir alvos até 15 quilômetros de distância. Medvedev disse também que, se o Brasil pagar bem, a Rússia concorda em transferir tecnologia militar.
 
Medvedev disse também que, se o Brasil pagar bem, a Rússia concorda em transferir tecnologia militar.
 
A compra

O governo brasileiro decidiu pela compra de cinco baterias antiaéreas da Rússia - três do modelo Pantsir S1, de médio alcance, e duas Igla-S, com raio de ação curto. Embora ontem, na reunião da presidente Dilma Rousseff e Dimitri Medvedev, premiê russo, em Brasília, tenha sido assinada uma carta de intenções, o negócio era definido como certo, e o documento, "só uma etapa da liturgia brasileira", segundo disse um especialista que acompanhou todo o encontro.
 
O valor do pacote é estimado, na Europa, em US$ 1 bilhão. Cada bateria do sistema Pantsir, é composta por 6 carretas lançadoras, mais veículos de apoio: carro de comando e controle, radar secundário, remuniciadores e unidade meteorológica.
 
O radar de detecção localiza o alvo, 10 deles por minuto em uma área de 36,5 quilômetros. O tempo de reação é estimado em 20 segundos.
 
O Ministério da Defesa está negociando três baterias e os suprimentos. Cada disparador é carregado com 12 mísseis 57E6 e leva, ainda, dois canhões de 30 mm de tiro rápido - mais acessórios digitais que permitem localizar e abater alvos no limite entre 15 km e 20 km, a 15 mil metros de altitude. Segundo o principal funcionário brasileiro no processo, o general José Carlos de Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, "agora começa a discussão que resultará na redução do preço de aquisição". A análise do contrato deve demorar cerca de três meses a quatro meses. As primeiras entregas, 18 meses após a assinatura definitiva. "Esperamos contar com os sistemas para os Jogos Olímpicos de 2016", acredita o general De Nardi.
 
O procedimento é linear. Certos componentes do Pantsir, podem ser substituídos por equivalentes feitos no Brasil. As carretas blindadas, por exemplo, seriam trocadas pelo eficiente 6x6 da Avibrás, de São José dos Campos, que utiliza o tipo no conjunto Astros-2, de foguetes livres. O radar de campo também pode vir a ser trocado pelo Saber M200, de 200 km de raio de ação. Produzido pela OrbSat, subsidiária da Embraer Defesa e Segurança, rastreia até 40 objetivos simultaneamente, priorizando a reação pelo grau de ameaça.
 
O acerto da segunda parte dessa transação é mais simples. Envolve duas baterias do míssil Igla, versão S/9K38, a mais recente da arma antiaérea leve disparada do ombro de um soldado. As Forças nacionais utilizam modelos de gerações anteriores. O tipo tem alcance de 6 km, é mais pesado que as séries anteriores, usa sensor de localização de alvos de eficiência expandida e é mais resistente à interferência eletrônica de despistamento.
 
Os acordos preveem a formação de uma joint venture para fabricar o Igla-S no País. A tarefa seria entregue a uma espécie de consórcio formado pelas principais empresas do setor, como a Odebrecht Defesa e Tecnologia, Embraer Defesa e Segurança, Avibrás, Mectron e Logitech.
 
Cada uma das Forças receberá uma bateria Pantsir. A do Exército ficará sob controle do 11° Grupo de Artilharia Antiaérea. A da Marinha vai para os Fuzileiros Navais, e a Aeronáutica, agrega o seu ao Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa.
 
Toda a operação estará coberta por cláusulas rígidas de transferência de tecnologia. O preço final depende dos componentes que serão escolhidos. A cotação sairá entre maio e junho. Todavia, alguns avanços já foram feitos na reunião expandida da tarde de ontem. No Ministério da Fazenda, com a participação direta do ministro Guido Mantega, foi estabelecido que o pagamento inicial, da ordem de 40% sobre o total apurado, vai sofrer redução. O reservado e influente diretor do serviço russo de cooperação técnico-militar, Alexander Fomin, integrou a comitiva do premiê Medvedev.
 
Fonte: Estadão
Share this article :

1 comentários:

  1. O Brasil precisa realmente avancar a passos largos no que diz respeito a modernizacao de nossas forcas armadas. Tem que se investir em tecnologia e fazer parceria com paises que podem nos ajudar realmente a avancar nessa area. Chega de ficar na mao dos
    "Gringos" Temos que deter o conhecimento e desenvolver nossos proprios armamentos, avioes de combate, navios e porta avioes...fortalecer e incentivar cada vez mais as industrias armamentistas pois, paises como EUA, Franca e Russia ganham muito dinheiro com a venda de armas. Outra coisa que o Brasil precisa ter e bomba nuclear. Quem as tem nao quer que outros paises as tenha, mas tambem nao querem se desfazer das que eles tem...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger