sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Operação Curaritinga fiscaliza pontos de acesso às fronteiras

 
 
Durante toda a semana tropas do exército realizam a Operação Curaritinga, que pretende intensificar a presença das forças armadas nas regiões de fronteira, com a intenção de coibir o tráfico de armas, drogas e produtos. Até sexta-feira (8) cerca de mil homens estarão trabalhando na operação, sendo 300 do 4° Batalhão de Infantaria de Selva. A ação envolve o batalhão de Rio Branco, o batalhão de Guajará-mirim (RO) e o comando da brigada em Porto Velho.

São cerca de 2 mil quilômetros de fronteira que precisam ser fiscalizados. Para isso, o batalhão de Rio Branco tem postos em Plácido de Castro, Brasiléia, Epitaciolândia e nas proximidades Rio Branco. O Tenente Coronel do 4°BIS, João Ávila, comenta que os pontos são situados em locais estratégicos. "Nós temos uma fronteira bastante extensa. Colocamos nossos pelotões de fronteira de uma maneira bastante estratégica, para bloquear os principais acessos do nosso território", conta.

O comerciante Rodrigo Monteiro não se incomoda de parar o carro para que o exército faça uma vistoria. "Acho bom fiscalizar. O tráfico de drogas está muito forte". O professor Francisco Guedes, que foi parado no mesmo posto de fiscalização compartilha dessa opinião e acha que deveriam ter mais operações como essa. "Se tivesse mais, o tráfico seria menor", acredita.

Ambos foram parados no pelotão comandado pelo Capitão Samuel Schilling, nas proximidades de Rio Branco, em uma região na BR-364 chamada de "quatro bocas". Essa área intercepta veículos que transitam pelas estradas de Boca do Acre, Porto Velho, Rio Branco e a área de fronteira, vindo pela estrada de Senador Guiomar.

Ele comenta que os produtos chamados de descaminhos, são os mais encontrados nesse pelotão. "São produtos comprados na fronteira e que excede o permitido, no intuito de revender". Os produtos são encaminhados para a Receita Federal. Quando são apreendidos entorpecentes, eles são entregues à Polícia Federal. "A partir do momento que entregamos os produtos ou a pessoa que foi detida, no caso dos ilícitos, passa ao controle deles, para que sejam tomados os procedimentos cabíveis."

Ate a tarde de terça-feira (5) o 4º Bis já tinha apreendido cerca de 21 mil reais em produtos de descaminho. Também foram apreendidos 250 g de maconha, 30g de cocaína e 1 arma branca. Também foi capturado um fugitivo da penal, que estava em regime semiaberto.

A Operação Curaritinga tem apoio da Polícia Federal, Polícia Militar, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Força Nacional de Segurança.
 
Fonte: G1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger