terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

União Europeia aprova envio de militares para treinar Exército do Mali

 
 
Menos de um ano após ser criticado por assumir o poder em um golpe de Estado, os militares do Mali passarão a receber treinamento de europeus para manter o controle do território do país.
 
A União Europeia (UE) oficializou nesta segunda a missão de treinamento militar à nação africana, cujo objetivo é tornar o Exército local capaz de controlar todo o seu território, incluindo o norte, onde tropas francesas e africanas (de diversas nações) lutam para retomar regiões ocupadas por milícias islâmicas radicais que assumiram o comando após o tumulto criado pelo golpe.
 
A missão irá "apoiar a estabilidade no Mali e no Sahel, agora e no futuro. O respeito aos direitos humanos e à proteção de civis será uma parte importante do programa de treinamento", afirmou a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton.
 
Mesmo sob acusações de ser antidemocrático e abusivo, os ministros da UE decidiram fornecer apoio ao governo do Mali por receio de que o país se tornasse um novo Afeganistão, polo irradiador de movimentos islamitas e berço de ataques terroristas voltados à Europa. O bloco já havia mandado os primeiros 70 membros da missão de treinamento dez dias antes do anúncio oficial, para que eles estivessem em solo africano quando a decisão fosse anunciada.
 
A UE autorizou, em reunião em Bruxelas, o envio de 500 pessoas ao país para um período de 15 meses a um custo de € 12,3 milhões. Cerca de 20 países enviarão pessoal à região, segundo sublinharam as autoridades, os europeus não participarão de nenhuma ação de combate.
 
Fonte: Associated Press
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger