quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Não precisamos de estádios, precisamos de estradas

 
O Brasil está investindo bilhões na preparação dos estádios que irão receber os jogos da Copa das Confederações este ano e a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Grandes e modernos estádios de futebol estão em construção ou reforma, algo que tem tido grande visibilidade na mídia. Porém será que precisamos de estádios de futebol?
Há outras prioridades que nosso governo tem deixado de lado por décadas, descaso que resulta em muitas mortes nas estradas e rodovias por todo país, além de ter um grande impacto na economia, principalmente pelo péssimo estado de conservação das estradas e rodovias por onde circulam grande parte dos insumos e produtos do mercado brasileiro, ocasionando em grandes gargalos viários, altos custos de manutenção e mesmo perda de parte da produção agrícola, fazendo com que o custo ao consumidor final seja alto, inflacionando o mercado.
 
Neste último feriado enfrentei o perigo que é transitar a noite pelas estradas em nosso país. Em um trajeto curto que liga a cidade do Rio de Janeiro á Região dos Lagos, optei por não pegar a Via Lagos, opção administrada pela iniciativa privada em que é cobrada taxa de pedágio, mas que possui nível de segurança satisfatório e asfalto regular. Minha opção foi pegar a Rodovia Amaral Peixoto, onde constatei uma péssima qualidade no asfaltamento, trechos completamente esburacados, falta de sinalização e áreas de escape, pondo em risco a segurança dos motoristas e gerando prejuízos aos mesmos, pois quem transita regularmente pela via tende a visitar com mais regularidade seu mecânico, pois haja suspensão para suportar os inúmeros impactos no sistema gerado pelos remendos e buracos nesta via.
Outro ponto que me espantou é a péssima sinalização, principalmente no trecho da serra, onde a noite não é possível identificar claramente a divisão das pistas, uma vez que inexistem refletores na divisão da pista e a tinta usada na pintura da faixa não é refletiva, faltam placas sinalizando curvas e acostamentos, estando o motorista dependente apenas de sua atenção e dos faróis do seu automóvel.
Este é apenas um dos milhares de exemplos que temos por todo país, sendo necessária uma mudança urgente na política de administração destas vias públicas, uma vez que nossa matriz modal esta baseada quase que totalmente nas rodovias, onde faltam investimentos e a criação de uma postura que vise garantir a segurança e mobilidade eficiente.
O Brasil carece de boas estradas e vias para não só escoar sua produção, como também interligar regiões e permitir o crescimento econômico sustentável em áreas remotas que dependem da chegada de insumos por estas vias.
O custo do frete hoje é o principal fator que gera disparidade no preço de determinados produtos e serviços, fazendo com que em determinados casos um mesmo produto tenha um valor 50-70% maior em uma cidade devido aos custos envolvendo o frete.
 
As melhores vias no país estão sob a administração privada, mesmo assim ainda carecem de uma infraestrutura compatível com os valores cobrados em pedágios. A grande parte das rodovias ainda se encontra sob administração pública, resultando em vias praticamente abandonadas e em péssimo estado de conservação.
 
O Brasil precisa de investimentos em infraestrutura, precisa de estradas, rodovias, portos e aeroportos capazes de escoar de maneira eficiente e baixo custo nossa produção, tornando com isso nossa indústria mais competitiva e rentável, gerando mais empregos, ampliando a capacidade do mercado interno e principalmente incentivando o consumo através da redução dos custos no transporte.
A Copa do mundo é interessante, vai atrair os olhos do mundo ao Brasil, irá movimentar nossa economia, mas é um evento curto, após a Copa restarão enormes elefantes brancos, isso que se tornarão vários dos estádios que irão sediar a copa, milhões gastos em obras que não terão grande retorno após o evento, por outro lado, estradas bem conservadas e pedágios condizentes com a qualidade irão impulsionar nossa economia de maneira continua e sustentável, além de reduzir o índice de acidentes e mortes em nossas rodovias.
Em breve o GeoPolítica Brasil irá publicar uma série especial que tratará do setor de transportes no Brasil, abordando sua importância econômica, apresentando suas principais deficiências, os desafios que os usuários enfrentam, os custos gerados pela má administração, o prejuízo que representa ao país, a falta de investimentos e possíveis soluções.
A primeira parte irá abordar o modal rodoviário, tendo em vista sua grande importância hoje no mercado brasileiro e as grandes deficiências que o mesmo enfrenta, posteriormente serão abordados o modal ferroviário, marítimo e por último e não menos problemático o modal aéreo.

Por: Angelo D. Nicolaci
 
Fonte: GeoPolítica Brasil
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