sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tunísia vive greve geral depois da morte de líder opositor

 
 
Os tunisianos foram convocados nesta sexta-feira (8) para uma greve geral em protesto pela morte do político opositor Chukri Bel Aid, assassinado a tiros na última quarta, enquanto continua a incerteza sobre a formação de um novo governo.

A União Geral de Trabalhadores Tunisianos (UGTT) se uniu ontem à convocação feita pelos principais partidos da oposição para uma greve geral coincidindo com o enterro de Bel Aid, considerado o primeiro assassinato político da transição tunisiana, e convocou todas as formações a unirem-se ao cortejo fúnebre nesta sexta-feira.
 
O principal sindicato do país acusou o Governo de "propagar a violência política e social" no país. Por outro lado, o ministro do Interior, Ali Laridi, pediu calma e assegurou através da televisão pública que a Polícia está em estado de alerta.
 
Desde quarta-feira estão sendo realizados vários protestos em mais de uma dezena de cidades em todo o país, incluindo a capital, Túnis. Em muitos deles os protestos derivaram em enfrentamentos entre policiais e manifestantes.
 
Cerca de 50 deputados opositores anunciaram ontem que suspendiam temporariamente sua representação e se retiravam da sessão extraordinária que era realizada pela Assembleia Nacional Constituinte, convocada para discutir a crise suscitada após a morte de Bel Aid.

Enquanto isso, o comitê executivo do principal partido da aliança governista, o Al-Nahda, continua suas deliberações após demonstrar sua rejeição à proposta do primeiro-ministro Hamadi Jabali (membro do Al-Nahda) de formar um Governo de tecnocratas a fim de realizar eleições o mais rápido possível.
 
Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger