terça-feira, 19 de julho de 2011

Uma semana ruim para a US Air Force



Na semana passada foi de muitas maneiras uma semana típica para a Força Aérea dos EUA. O envelhecimento dos caças F-15 e F-16 desenvolvidos durante a administração Nixon na condução de missões de combate e treinamento, apoiados por KC-135 construídos na década de 1950. Vigilância aérea fornecida por E-3 AWACS que estrearam no primeiro ano da administração Carter. E já nos seus cinqüenta anos de idade, bombardeiros B-52 aguardavam ordens para bombardear as posições rebeldes no Afeganistão.

O que fez da semana passada um pouco diferente do que o habitual, foi a notícia que altos membros do Comitê de Serviços Armados do Senado enviou ao Pentágono, criticando programas destinados a substituir alguns dos mais antigos aviões da frota da Força Aérea. Uma carta do presidente da comissão Carl Levin e de John McCain, queixou-se do aumento dos custos no programa de Caça F-35 Joint Strike, e pediu uma estimativa para terminar o programa. Outra carta, de McCain, advertiu que o Congresso não toleraria derrapagens dos custos no programa KC-46 para desenvolver um avião de reabastecimento para Força Aérea.

O F-35 será o substituto de milhares de caças F-16, que além de possuir idade avançadada, se mostra limitado para fugir dos cada vez mais ágeis mísseis terra-ar. O KC-46 é o suposto substituo de centenas de velhos KC-135 que compõem a maioria da frota aérea de reabastecimento em vôo. Sem os novos combatentes, a Força Aérea irá gradualmente perder sua capacidade de operar no espaço aéreo hostil. A compra de um caça mais capaz designado como F-22, teve seu programa encerrado com apenas metade do requisito declarado pela Força Aérea, agora o F-35 deve transportar mais do peso - a menos que ele também fique no papel. Em serviço há também um punhado de KC-10 que são mais recentes e melhores do que os KC-135, mas os aviões mais novos já não são tão novos e muito poucos em número para realizar a maioria das missões de reabastecimento.

Independentemente do mérito das reclamações dos senadores sobre o custo, é difícil imaginar que eles justificam repensar os dois programas de aeronavess importantes para modernização da Força Aérea atualmente pelo financiamento. Que levou o F-35 há uma década para chegar ao seu ponto atual de desenvolvimento, e ainda está a anos de distância de ser desdobradas. Começar de novo eliminaria qualquer chance da Força Aérea de ficar à frente de potências emergentes como a China, para não mencionar o desperdício de muitos bilhões de dólares. Levou uma quantidade semelhante de tempo para obter o programa de Reabastecedores - em parte porque o senador McCain resistiu a iniciativas anteriores, como a modernização de leasing - e a perspectiva de começar de novo, mais uma vez em que o programa é muito caro para ser contemplada. Ninguém sabe quanto tempo mais a frota de KC´s existentes podem voar com segurança.

Este novo revés para a modernização da Força Aérea é apenas o mais recente capítulo de uma longa saga que deixou o serviço com um inventário em decomposição de aeronaves da Guerra Fria. Cada novo avião que se tentou comprar na última geração deu errado, desde o bombardeiro B-2 até o E-10, passando pelo caça F-22, assim a força aérea está perdendo sua vantagem. Você não pode adiar a modernização de uma geração sem abalar as capacidades, eventualmente, são comprometidas. China e Rússia não estão parados. Precisamos continuar com a substituição de aeronaves antigas, antes que o domínio global do ar americano torne-se uma coisa do passado.

Fonte: Defense & Professional
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci

Nota do Blog: Concerteza estamos assistindo a queda de um gigante, em vista da pesada dívida americana e aos altos custos da modernização de suas forças armadas, teremos um poder reduzido em relação ao que presenciamos ao fim da Guerra-Fria, com os EUA possuindo uma força militar possível de ser igualada por outros atores no cenário mundial, haja vista a posição ascendente da China e a recuperação que ensaia a Rússia com a renovação de suas armas.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger