terça-feira, 26 de julho de 2011

Índia e Paquistão se reúnem para retomar relações bilaterais


Os secretários de Assuntos Exteriores da Índia e do Paquistão se reúnem nesta terça-feira em Nova Déli para preparar o encontro de seus respectivos ministros, o primeiro em um ano.

O indiano Nirupama Rao e o paquistanês Salman Bashir discutiram as relações bilaterais dos países, suspensas desde ataque terrorista de Bumbai de novembro de 2008, quando morreram 166 pessoas e atribuído pela Índia a um grupo com base no Paquistão.

Segundo relatos da mídia local, os dois lados estão dispostos a impulsionar medidas de confiança para expandir intercâmbios comerciais e turísticos na região em disputa de Cachemira, foco de desacordos desde 1947.

Como amostra de que estão abertas a mudanças e a negociar a paz, as autoridades indianas libertaram mais de 90 prisioneiros na fronteira de Wagah.

Bashir disse que o Paquistão está pronto para colaborar com a Índia na investigação de um atentado ocorrido no último dia 13, também em Bumbai, que deixou mais de 20 mortos.

"Aprendemos lições da história, mas não somos sobrecarregados pela história. Podemos avançar como vizinhos amigos que têm uma parcela no futuro um do outro e que entendem ambos os países têm uma responsabilidade com a região e dentro dela", disse a ministra de Relações Exteriores do país, Hina Rabbani Khar, já em Nova Déli.

A paz na fronteira militarizada entre as nações com armas nucleares é crucial para os EUA para retirar suas tropas e estabilizar o Afeganistão, sem deflagrar uma guerra indireta entre Nova Déli e Islamabad no país.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger