sexta-feira, 29 de julho de 2011

Paramount Group apresenta Maverick e Marauder ao Brasil




Conforme revelamos em nossa cobertura da LAAD2011, a Paramount Group debutou nesta que é a mais importante feira de defesa da América Latina, apresentando dois de seus veículos, os quais são alvo desta matéria exclusiva e passarão por avaliações aqui no Brasil, o Marauder e o Maverick.

Durante a LAAD2011 fomos convidados para uma entrevista exclusiva, onde nos foi anunciado a intenção desta que é uma das grandes indústrias de defesa da África do Sul de se instalar e fornecer seus produtos e serviços na America Latina tendo como base o Brasil. Conferimos de perto os veículos apresentados e nos impressionou a qualidade apresentada pela empresa.

Após o baixar da poeira levantada pela feira, estamos trazendo a você amigo leitor, matérias exclusivas, lhes trazendo uma visão mais aprofundada sobre tudo que vimos e conhecemos durante a feira, em um trabalho mais primoroso e detalhado, mantendo assim nosso característico compromisso com a qualidade e idoneidade de nosso trabalho. E após abordar o FX-2 com uma análise dos concorrentes e iniciar uma série aprofundada dos concorrentes com o Dassault Rafale, decidimos apresentar a Paramount e seus veículos aos nossos leitores.

A Paramount Group é uma indústria de defesa com sua sede na África do Sul, porém, possui atuação em âmbito global. É uma das maiores empresas privadas do setor de defesa e aeroespacial especializada em veículos blindados e soluções para segurança interna, controle de fronteira e operações de manutenção da paz. Fundada em 1994, no período em que começa a suspensão das sanções sobre a Africa do Sul, no inicio de suas operações a empresa realizava a modernização de viaturas blindadas, atendendo á um grande número de clientes não só em solo pátrio, mas também no mercado internacional.

A Paramount Group atua em diversas áreas relativas a defesa e segurança, desde a produção de equipamentos de proteção individual e infraestrutura para o campo de batalha, passando pela tecnologia de veículos blindados, modernização de aeronaves como também tecnologia aeroespacial, tendo um vasto leque de produtos e soluções.

Porém, o ano de 2008 ficou marcado como o início da produção de suas próprias plataformas para sistemas terrestres. A empresa exibiu um crescimento anual de 20% nas vendas nos últimos cinco anos e duplicou sua força de trabalho nos últimos 12 meses para atender aos novos pedidos dos seus veículos resistentes a minas para operações de manutenção da paz e segurança interna.






Uma característica muito atraente em relação aos negócios estabelecidos com a Paramount Group, diz respeito a sua estratégia de atuação global, que visa estabelecer parcerias e centros de serviços e produção em diversas regiões do globo, sendo seu diferencial em relação as demais empresas do setor de defesa a sua disponibilidade em transferir e capacitar tecnologicamente empresas locais, sendo um ponto atrativo para países que visam modernizar sua matriz industrial e impulsionar sua produção e exportação de materiais de defesa. Neste sentido temos alguns interessantes exemplos desta política da empresa. Em janeiro de 2010, assinou um acordo estratégico com a Ashok Leyland, uma das maiores companhias da Índia e a maior fornecedora de veículos logísticos para as forças de defesa indianas, com vistas a fabricar veículos protegidos contra minas na Índia. Assim, a companhia está ajudando países em desenvolvimento a desenvolver suas capacidades industriais de defesa através da transferência de tecnologia, um diferencial marcante para os países que buscam gerar empregos, inovação e potencial de exportação.

Outro exemplo que podemos citar é o acordo firmado com o Ministro da Indústria da Defesa do Azerbaijão, que estabeleceu uma base de produção em Baku, onde passaram a ser produzidos MPVs Matador e Marauder. O acordo destina-se a auxiliar o Azerbaijão a desenvolver uma indústria de defesa, onde através desta parceria a Paramount visa usar Baku como o pólo de exportação regional para outros países na CIS (Federação dos Estados Independentes).

Como revelado pelo GeoPolítica Brasil durante a LAAD2011, a Paramount teve a solicitação para avaliação de dois de seus produtos na linha de veículos blindados pelo Brasil e por mais um país sul americano que foi mantido em segredo. Assim a empresa demonstrou-se otimista em relação a estabelecer no Brasil um de seus centros globais de tecnologia e uma base para o mercado na América Latina. Os veículos que estão sendo testados são o Maverick, um veículo de segurança interna para ser usado pela polícia e outras organizações no cumprimento da lei, e o Marauder, um veículo blindado avançado protegido contra minas.

Segundo o executivo John Craig, CEO do Paramount Group: “Esses testes são extremamente significativos para a África do Sul e para a América do Sul, pois eles marcam a maior colaboração entre essas duas regiões econômicas de rápido crescimento econômico. A Paramount Group é uma empresa global de defesa produzindo tecnologia revolucionária de veículos blindados e esses testes fazem parte da nossa expansão agressiva dirigida à região. Esperamos que o mercado sul americano para veículos blindados cresça progressivamente nos próximos anos. Como resultado da modernização das forças armadas deste continente e um desejo de longa data de tratar as questões de segurança interna, estamos vendo os gastos com segurança e defesa crescerem em toda a região. Países como Brasil, Colômbia e Argentina anunciaram um aumento de dois dígitos nas despesas nos próximos cinco anos. Acreditamos que nossa tecnologia líder mundial, nosso histórico invejável e nossa excelente relação custo-benefício proporcionam aos clientes potenciais o melhor valor disponível no mercado”.

Ainda completou citando a estratégia de capacitação e transferência de tecnologias: “A abordagem de produção exclusiva da Paramount Group, pela qual localizamos instalações de produção no país, nos permitirá compartilhar a melhor tecnologia e habilidades da África com os engenheiros e cientistas da América do Sul. A transferência de tecnologia, as relações comerciais melhores e o compartilhamento de habilidades são todos resultados positivos da maior cooperação entre a América do Sul e a África do Sul”.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os veículos apresentados durante a feira e que são alvo de avaliações no Brasil, tendo despertado interesse de nossos militares.





O primeiro deles é o Marauder, um VBTT sobre rodas 4X4 protegido contra minas e com capacidade de transportar 8 soldados equipados e 2 tripulantes, recentemente foi exibido em um programa da BBC, recebendo deste o titulo de veículo mais “imparável” do mundo, transpondo vários obstáculos, como paredes de tijolos e resistindo a detonação de explosivos.

O Marauder pode receber duas configurações, na primeira Transporte de tropas e na segunda pode ser equipado com uma metralhadora pesada em uma variedade de torres disponíveis para este veículo, transformando em um excelente veiculo de esclarecimento/observação e patrulha de combate.

Suas principais características exibem robustez, resistência e uma grande agilidade em variados terrenos. Além dessas qualidades, o Marauder exibe uma excelente capacidade de mobilidade estratégica, necessitando de poucos preparativos para transporte aéreo e capacidade de ser reconfigurado no próprio campo de batalha para enfrentar novas ameaças que venham a surgir. Sendo extremamente apto para emprego tanto em guerra convencional como no cenário de guerra assimétrica, de dia ou de noite ele está pronto para o combate, contando para isso com sistema de visão noturna e diversos sensores que o tornam um verdadeiro predador.

Com uma capacidade de transportar até 5 toneladas, apresenta uma grande flexibilidade operacional, podendo ser equipado com uma vasta gama de armamentos, bem como pode atuar no apoio logístico ás tropas, transportando provisões de combate e víveres, sendo um importante fator para integrar grupos de patrulha em profundidade ou forças de pronta resposta. Para esses cenários de aplicação, o Marauder conta a sua disposição tanques de combustível de longo alcance, estendendo seu raio de ação de maneira expressiva.

Uma importante capacidade deste blindado que o torna uma atraente opção no mercado internacional de defesa, diz respeito a sua resistência á minas terrestres e IED´s, tendo sido aprovado em rigorosos testes, onde suportou explosões de minas anti-tanque dispostas em diversas posições sob o veículo e mesmo uma mina dupla sob suas rodas, superando estes testes mantendo a integridade de seu casco. O seu interior também foi cuidadosamente projetado para proporcionar a sobrevivência de seus ocupantes, onde recebeu assentos especiais concebidos para evitar lesões resultantes do impacto resultante da aceleração vertical ou lateral proporcionada pela explosão. Além da proteção contra minas, o Marauder possui um casco de parede dupla em toda extensão da cabine e compartimento para proteger sua tripulação contra ataques no STANAG 4569 nível III. Possuindo ainda a possibilidade de receber blindagem adicional, sendo capaz de ter esta proteção instalada ou removida no próprio campo de batalha.

O Marauder possui uma grande reserva de potência, tornando este veículo extremamente ágil em qualquer tipo de terreno, sendo um fator importante para se livrar de emboscadas e locais de difícil acesso. Um de seus pontos fortes é sua capacidade de cruzar terrenos inóspitos, fora de estrada, um fator que proporciona uma variada opção de rotas até o campo de batalha, tornando um elemento surpresa, deixando ao inimigo a dúvida de onde vira o seu “predador”.

Além de tudo que foi exposto, o Marauder exibe um atraente custo/benefício, pois utiliza em sua construção componentes largamente disponíveis no mercado, o que torna seu custo baixo e sua manutenção simples se comparado aos concorrentes, tornando este um veículo viável as forças armadas de qualquer nação, apresentando confiabilidade e eficiência em toda sua longa vida útil.





Outro veículo apresentado durante a LAAD2011 que despertou interesse das autoridades de segurança pública, em especial, foi o Maverick. Mais veículo blindado da linha de produtos da Paramount e que exibe algumas características inovadoras e muito atraentes ao emprego policial na realidade brasileira.

Concebido como um veículo de aplicação policial e de segurança interna, o Maverick foi idealizado para o controle de distúrbios urbanos, exibindo a capacidade de transportar em seu interior até 12 policiais, possuindo sistema de climatização, agilidade e a resistência aos impactos de munição de fuzil 7,62mm perfurante, uma das munições que são largamente utilizadas pelos traficantes cariocas. O Maverick ainda possui sistema de extinção de fogo na área da rodas e regiões sensíveis, mantendo a plena capacidade de mobilidade do veículo frente a barricadas de pneus em chamas ou contra bombas incendiárias. Suas janelas blindadas oferecem um amplo campo de visão. Como bem conhecemos as operações com este tipo de veículo no Brasil, muitos podem questionar tais vidros de área “generosa”, o que pode onerar as corporações policiais com a substituição dos mesmos após os confrontos,mas o Maverick diferente dos “caveirões” convencionais, possui um inovador sistema de CCTV e outros sensores que dão a capacidade de operar este veículo com a mesma eficiência mesmo com o uso de escudos balísticos sobre os vidros. O sistema CCTV e os sensores que compõe a suíte deste veículo dão a capacidade de envio e recebimento de imagens e informações em tempo real, seja através de seu sistema de câmaras ou através de outro veículo remoto, prevendo até a integração com apoio de VANT. Com isso ainda possibilitando a coleta de provas que podem ser utilizadas para a identificação e julgamento de meliantes.

O Maverick possui a capacidade de evoluir no asfalto ou fora dele, ainda contando com um dozer, ou popularmente “limpa trilhos”, hidráulico capaz de remover obstáculos e barricadas que se coloque em seu caminho, extremamente ágil e manobrável o Maverick é um potencial concorrente para equipar as forças policiais, em especial a PMERJ, para combater o narcotráfico dentro das comunidades, oferecendo segurança e capacidade estratégica as forças policiais e de segurança pública.

Nós do GeoPolítica Brasil tivemos uma excelente impressão destes veículos e da seriedade com que a Paramount desenvolve seus produtos olhando para as necessidades do mercado, resta-nos aguardar os resultados das avaliações destes veículos aqui no Brasil. Quem sabe não veremos alguns exemplares destes em nossas forças armadas ou policiais em 2014 e 2016?

Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil

Matéria Exclusiva GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger