terça-feira, 19 de julho de 2011

Irã planeja desdobrar navios de guerra no Atlântico


A Marinha iraniana planeja desdobrar navios de guerra no Oceano Atlântico, segundo informou nesta terça-feira a agência local de notícias Fars.

"Uma frota da Marinha será enviada ao Atlântico", disse à agência o comandante da força naval iraniana, o contra-almirante Habibollah Sayari, que precisou que ainda falta a aprovação definitiva para a operação.

Sayari indicou que prosseguirá o envio de navios de guerra e submarinos iranianos a águas internacionais em alto-mar, tanto ao Mediterrâneo, através do Canal de Suez, como ao Oceano Índico e, posteriormente, ao Atlântico.

No início deste mês, um submarino de fabricação iraniana e com tecnologia nacional retornou de uma missão de dois meses de vigilância da pirataria na região da Somália.

Essa foi a primeira operação realizada "com sucesso" por um submarino deste país em águas internacionais, informaram as autoridades militares.

Nas duas últimas décadas, conforme instituições internacionais, a Marinha e as Forças Navais dos Guardiões da Revolução do Irã desenvolveram consideravelmente sua capacidade e potencial de ação.

Estas forças têm grande presença no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, por onde passa boa parte do petróleo que sai da região para ser distribuído a todo o mundo.

O Irã está submetido a um embargo internacional de armas desde o começo da década de 80, mas conseguiu desenvolver um programa bélico próprio que inclui mísseis de médio alcance.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger