quinta-feira, 21 de julho de 2011

Homenagem ao Pai da Aviação





Após algumas falhas técnicas finalmente conseguimos postar nossa homenagem a um dos grandes brasileiros que escreveram seu nome na história mundial. Na última quarta (20) comemoramos mais um aniversário de nascimento do "Pai da Aviação", Alberto Santos Dumont.

Mineiro, nascido em 20 de Julho de 1873 em um sítio no município de Palmira, hoje nomeado em sua homenagem, um distrito de Barbacena. Desde jovem, Santos Dumont exibia um grande interesse pela mecânica, levando seu pai a apoia-lo neste campo de estudos. Aos seus 18 anos, emancipado, o Jovem Alberto embarcou rumo a França com intuito de aprofundar seus estudos e perseguir seu sonho de voar.


Em 1897, após a morte de seu pai, o que abalou muito Santos Dumont, neste mesmo ano realizou seu primeiro voo com um balão alugado e um ano depois voava o Balão Brasil, seu primeiro balão. Fascinado continuou suas pesquisas para tornar o balão dirigivel, buncando solucionar os problemas de direção dos balões, surgia então o N.01, em forma de charuto e impulsionado por um motor a gasolina.


Em 20 de Setembro de 1898 Santos Dumont realizava o primeiro voo de um balão com propulsão própria, despertou o interesse de vários magnatas, onde um deles em especial, Henry Deutsch, criou um prêmio á quem contorna-se a Torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 min. Santos Dumont, se empenhou em aperfeiçoar seu invento, partindo para o N.2 e posteriormente o N.3. Realizou alguns experimentos com os exemplares N.4 e N.5, o que levou finalmente ao desenvolvimento do N.6, com o qual em 19 de Outubro de 1901 cruzou a linha de chegada vencendo o prêmio, embora houvessem levantado uma questão sobre o possível atraso de alguns segundos, o feito foi homologado e o Brasileiro foi reconhecido como o legítimo vencedor.


O marco histórico que orgulha até os dias de hoje nós brasileiros, se deu no dia 23 de Outubro de 1906, quando no Campo de Bagatelle sobrevoou á 3 metros de altura uma distância de 60 metros com o mais pesado que o ar "14-Bis", o primeiro avião realmente a voar na história da humanidade, e orgulho brasilero, sendo acompanhado por uma grande multidão que assistia naquele momento o primeiro passo do homem rumo aos céus.


A história deste brasileiro é fantástica e no dia do aniversário de seu feito maior, o GeoPolítica Brasil irá publicar um especial com a história de sua vida.



Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger