
Está agendada para as 11h da manhã, 8 de maio, na Praça Barão do Rio Branco uma homenagem aos Pracinhas da FEB – Força Expedicionária Brasileira.
Os bravos soldados serranos que participaram daquela epopéia receberão o tributo do povo serrano pela sua bravura.
A data de 8 de maio foi declarada o Dia da Vitória na Europa. Segundo consta nos registros históricos as tropas alemães sediadas na Itália já haviam se rendido em 2 de maio, assim como as dos Países Baixos e as do norte da Alemanha e da Dinamarca em 4 de maio.
A rendição incondicional completa entrou em vigor um minuto depois da meia-noite, do dia 8 de maio de 1944 uma vez firmado em Berlim um segundo documento que também foi assinado pela URSS.
O Brasil passou a figurar efetivamente na Segunda Guerra Mundial, não se limitando apenas ao fornecimento das bases aéreas e navais do Nordeste, que possibilitaram a invasão do norte da África. A Marinha Brasileira fez a cobertura das rotas mercantes do Atlântico Sul, protegendo os navios que levavam materiais estratégicos.
Em meados de 1944, sob o comando do general Mascarenhas de Morais, a FEB partiu para a Itália. O primeiro escalão, sob o comando do general Zenóbio da Costa, desembarcou em Nápoles, em 16 de julho de 1944, onde foi incorporado ao 5º Exército Americano e dirigiu-se para o norte, onde se desenvolveria a ofensiva aliada entre os rios Arno e Pó.
Durante o conflito, a Marinha Brasileira acompanhou, as operações prestando cobertura a mais de 3 mil navios mercantes. As cinzas dos 451 oficiais e praças mortos no conflito, entre eles oito pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram transladados do cemitério de Pistóia, na Itália, para o Brasil, em 5 de outubro de 1960, e hoje repousam no monumento aos mortos da II Guerra Mundial, no Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal Serrano via Notimp
0 comentários:
Postar um comentário