
A União de Nações Sul-Americanas (Unasul), herdeira da Comunidade Sul-Americana de Nações, foi criada em Cuzco (Peru) no dia 8 de dezembro de 2004 pelos 12 países da América do Sul: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
A Unasul pretende se transformar em uma zona de livre-comércio que, a exemplo da União Europeia (UE), unirá as duas organizações já existentes: a Comunidade Andina de Nações e o Mercosul.
Esta é a trajetória da organização:.
- 2000.- Primeiro encontro de presidentes da América do Sul, em Brasília, para discutir a criação de um novo bloco.
-2002.- Consenso de Guayaquil sobre Integração, Segurança e Infraestrutura para o Desenvolvimento.
- 8/12/2004.- A Declaração de Cuzco, adotada na 3ª Cúpula de Presidentes da América do Sul, constitui a Comunidade Sul-Americana de Nações (CSN).
- 2006.- A Declaração de Cochabamba estabelece os objetivos e prioridades da integração sul-americana. É criado Conselho de Delegados para seu início.
- 16/4/2007.- Realização da 1ª Cúpula Energética Sul-Americana, em Ilha de Margarita (Venezuela). Os governantes dos 12 países aprovam renomear a CSN como "União de Nações Sul-Americanas" (Unasul) e propõem que o equatoriano Rodrigo Borja seja seu primeiro secretário-executivo.
- 1/2008.- Os chanceleres dos países-membros acertam as bases do processo de integração, sua natureza, o alcance e a estrutura institucional da Unasul.
- 23/5/2008.- A Cúpula presidencial de Brasília (Brasil) aprova o Acordo Constitutivo da Unasul.
-10/8/2009.- Cúpula do Equador: O presidente Rafael Correa assume a Presidência de turno da Unasul.
- 4/5/2010.- Data prevista para a cúpula da Argentina.
Fonte: EFE
0 comentários:
Postar um comentário