segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FX-2 por Angelo Nicolaci



Como todos puderam ler na postagem referente a entrevista com Bengt Janér, a SAAB esta oferecendo ao Brasil muito mais que apenas um avião. Pois segundo tudo que foi dito até aqui e filtrando as informações, tudo que eu pude perceber quando participei da LAAD 2009, onde fui super bem recebido no stand da SAAB bem como no da Dassault. O que a empresa suéca quer oferecer ao Brasil é a oportunidade de participar de todo o processo de concepção de um caça desde a prancheta, embora seja o Gripen NG um amadurecimento do Gripen C/D, além disso a parceria comercial junto à Embraer para inserir este vetor no mercado internacional.Eles querem um parceiro estratégico, e nós somos o que eles procuram. Ao meu ver, não posso me considerar um especialista, mas apenas um amante de aviação em geral e assuntos estratégicos e militares, isso é uma oportunidade sem igual na história de nosso país.

Hoje há uma clara posição do governo a favor do pacote francês e mesmo há insinuações de fontes ditas "sigilosas" de que a FAB e a Embraer preferem o pacote da Boeing. Mas na minha analise o pacote ofertado pela SAAB é o que mais se adequa a nossa realidade, pesando contra ele apenas o fator politico, pois como a Suécia é um país que se mantém independente em termos de engajamento no mundo Geopolitico, mantendo sua neutralidade, não possui peso politico, como no caso da França e EUA, ambos detentores de poderio estratégico amparado na dissuação nuclear.

A AKAER já enviou tecnicos e engenheiros para participar do processo de concepção do Gripen NG, numa clara demonstração de que esta disposta a transferir a tão almejada tecnologia. Coisa que a proposta da Boeing ja ddeixou claro que não irá ser de acordo com o que desejamos, mas sim da forma que o governo americano definir, o que do ponto de vista estrategico e mesmo politico trás sérias limitações aos nossos intentos quando da necessidade deste projeto. Já a proposta francesa pareceu-me um tanto quanto de momento, pois Sarkozy declarou garantir total transferencia e ainda subsidiar os custos que superarem o previsto, algo que devemos aguardar as propostas no papel, pois falar é facil, mas o que vale é o que esta escrito.

Eu não vou negar que tenho certa predileção pelo SAAB Gripen NG, mas como um brasileiro que visa o bem maior que é a soberania de meu país, não vou fazer lobbysmo a respeito deste caça, mas apenas expressar a minha opinião assim como é o direito de qualquer um de ter a sua, mas diferente de muitos não vou desmerecer os concorrentes, pois todos são excelentes vetores e isso é inegavel, até pelo fato deles terem chegado a fase final deste processo tão importante ao nosso país.

A cada dia que se aproxima a decisão meu coração bate mais forte, pois seja qual for o vencedor, o maior vencedor nisso tudo seremos nós brasileiros, que poderemos contar com meios avançados para proteger a nossa soberania diante de qualquer invasor, não que eu veja uma situação eminente, nem tão pouco confiante de que apenas 36 caças possam fazer alguma difernça, mas por se tratar de um passo de muitos que se seguirão rumo a nossa tão sonhada capacidade de defesa e uma contribuição imensa para consolidarmos nossa posição como nação emergente e uma nova potência no cenário mundial.

Angelo D. Nicolaci - GeoPolitica Brasil
Share this article :

1 comentários:

  1. Angelo gostei o seu texto, você foi muito claro na sua abordagem, e o melhor, diferente do que vemos em várias fontes você demonstrou sua preferência pelo Gripen NG sem usar os artificios que alguns tem usado, de dizer que fontes daqui ou dali preferem esse ou aquele vetor, é muito bom poder contar com a transparência e o respeito que você demonstrou aos demais participantes, deixando claro que se estão na final é porque são bons para o Brasil independente de qual seja o escolhido. Não costumo comentar em blogs, apenas leio e mesmo assim quando noto alguma falta de bom senso do autor nem concluo a leitura. Esta de parabéns meu caro, espero que continuemos a contar com noticias assim. Sou funcionário do Ministério da Defesa e achei muito interessante e objetivo seu trabalho.

    Abraços
    "Allan"

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger