quarta-feira, 17 de outubro de 2018

FN-MO da Antiga - Conhecemos os homens que escreveram a história dos blindados no CFN

fotos: Filipe Breia
No último sábado (13), nosso editor esteve acompanhando a confraternização dos veteranos do FN-MO da Antiga, associação que reúne a nata dos veteranos "blindadeiros" e operadores de viaturas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Neste dia de céu ensolarado e muito calor, conhecemos pessoas que escreveram importantes páginas da história das viaturas anfíbias e blindadas do CFN, o que nos proporcionou um verdadeiro mergulho na história de uma das forças mais importantes de nossa Marinha.

"Confesso que foi uma experiência inesquecível, passar aquele sábado em companhia dos homens que escreveram boa parte da história do Corpo de Fuzileiros Navais e ouvir seus relatos e experiências não tem preço...", disse Angelo Nicolaci, "É muito bom conhecer a história através de quem fez parte dela, nada se compara a ouvir o relato de um veterano."

Nosso anfitrião, o presidente da associação, SO FN-MO Renato , nos recebeu na Força de Fuzileiros da Esquadra em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde nos apresentou aos presentes, alguns já eram nossos conhecidos, como o SO FN-MO Heitor Freitas e o Veterano Robervaldo, o ambiente era familiar, onde o clima era de total descontração e muita animação, os veteranos e suas esposas e filhos formavam uma grande família, ao som de boa música, churrasco e uma boa prosa com amigos. Logo foi organizada uma partida de futebol, e nosso editor foi "convocado" para um dos times, "Queria a camisa 17, mas sobrou a 13..." sorriu Angelo Nicolaci, que teve uma atuação mediana, como jogador um excelente jornalista.

fotos: Filipe Breia
Sob um Sol escaldante nos restou uma chuveirada e compartilhar do almoço com nossos amigos, onde ouvimos vários relatos e histórias muito interessantes sobre nossos blindados, em especial o CLAnf que esta sendo objeto de uma série especial no GBN News. Capítulos pouco conhecidos, como o dia em que o CLAnf de Socorro afundou ao largo de Salvador foram tema de nossa prosa, seguido de relatos de sua operação e os desafios que foram enfrentados para se criar a doutrina de emprego destes no CFN. Ouvimos também um pouco sobre a evolução dos meios de desembarque anfíbio, onde iniciamos com navios de desembarque improvisados e hoje chegamos a navios especializados, bastante modernos e de grande capacidade como o NDM Bahia, PHM "Atlântico" e outros que servem como espinha dorsal de nossa capacidade de projeção de forças anfíbias.

Já no fim da tarde conversamos um pouco com veterano SO FN RRM MO Daniel, o qual nos contou parte de sua história, desde sua participação na comissão que foi até a Alemanha buscar os CamAnf, primeiros meios anfíbios do CFN, passando pela sua participação na comissão que foi avaliar os M-113 em Porto Rico, até a implantação dos EE-9 Cascavel, muita história e que você poderá conferir em nossa entrevista com este veterano que presenciou e participou em importantes páginas da história de nosso Corpo de Fuzileiros Navais.

Ainda conhecemos um pouco mais dessa galera que ao longo de décadas de serviço e muitas histórias, trazem em suas vidas uma importante parte de nossa história, descrevendo os desafios e conquistas com que nossos veteranos forjaram nossa Força de Fuzileiros Navais, sendo um elo importante entre o passado e o presente.

Uma cena muito interessante foi um jogo de tabuleiro, o qual os veteranos jogavam em duplas, chamado de "Aliado", o qual não conseguimos compreender direito os objetivos e regras, mas que propiciou momentos de muita descontração.

fotos: Filipe Breia
Nosso anfitrião SO-FN MO Renato, nos contou junto com SO-FN Heitor Freitas, um pouco sobre a criação dessa associação de veteranos, a qual sem fins lucrativos e com apoio de seus próprios integrantes e empresas como a Facility, empresa que patrocina os eventos promovidos pela associação, proporcionando momentos como este que presenciamos,  com encontro de velhos amigos e irmãos de armas, dando a estes bravos heróis brasileiros uma oportunidade de relembrar os bons tempos à serviço da pátria, mantendo os laços que os une por décadas. 

Gostaria de agradecer mais uma vez à todos os amigos presentes ao evento, e lhes dizer que é uma imensa honra tê-los entre nossos amigos, compartilhando aqui com nossos leitores um pouco sobre esses homens e suas famílias, que por décadas dedicaram suas vidas a nossa nação, hoje é mais do que justo aqui render uma justa homenagem a cada um de nossos veteranos, os quais muitas das vezes enfrentaram de perto a morte sem que muitos de nós soubéssemos da importância de sua dedicação e coragem em prol de nossa segurança. Hoje, acredito que cada brasileiro olhe com mais atenção para nossos militares, os quais constantemente tem vindo às ruas restabelecer a ordem e nos prover segurança, e isso só é possível graças aos homens e mulheres que lá atrás lançaram os alicerces pelos quais evoluíram nossas doutrinas e capacidades de emprego de tropas e meios.

Aos nossos eternos fuzileiros, Adsumus!!! 


GBN News - A informação começa aqui

Share this article :

3 comentários:

  1. Muito importante a cobertura da GBNMEWS. A nova parceira do FN-MO da Antiga. Agradeço o carinho e as verdadeiras informações prestadas aos nossos internautas e leitores. ADSUMUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa missão é essa, trazer informações e notícias de credibilidade, apoiando nossos guerreiros e valorizando a nossa história. É uma grande honra poder apoiar as associações de veteranos e dar o devido reconhecimento a quem dedico anos de sua vida a nossa pátria.

      Um forte Abraço, Adsumus!!!

      Excluir
    2. Um bravo zulu, para a GBNEWS.
      "AD SUMUS"

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger