quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Canadá lançará competição para novo caça

O Canadá inicia busca por nova aeronave e dará inicio ao processo de recebimento das propostas formais em maio do próximo ano, tendo por objetivo receber a primeira aeronave deste programa em 2025.

O programa que busca a obtenção de 88 aeronaves, já teve seu RFI enviado para as empresas, as quais deverão receber um feedback até o final deste ano. Após esse passo, o governo canadense deverá emitir sua RFP, estando em jogo um contrato avaliado em cerca de 12 bilhões de dólares. As concorrentes deverão apresentar suas propostas até maio de 2019.

O programa que visa a aquisição de uma nova aeronave que substituirá a atual frota de caças CF-18 do Canadá. Dentre os concorrentes devem estar o norte americano F-35 da Lockheed Martin, os europeus Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale e o sueco Gripen da Saab, além do norte americano F-18 E/F Super Hornet da Boeing.

O governo canadense exigirá um pacote robusto de contrapartidas industriais ou compensações do vencedor, já afirmaram autoridades canadenses. Mas isso pode ser um problema para o F-35, já que o Canadá já é um parceiro nesse programa, o que não garante contratos entre nações participantes. O trabalho no programa F-35 é baseado no melhor custo/benefício.

A participação industrial canadense no programa F-35 alcançou a casa de 1 bilhão de dólares, com mais de 110 empresas canadenses tendo firmado contratos relacionados ao programa.

A questão das contrapartidas industriais já foi discutida com empresas interessadas em competir no programa, e essas conversações continuarão à medida que o feedback for recebido sobre o pacote preliminar das propostas, disseram as autoridades canadenses.

GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger