domingo, 28 de outubro de 2018

Musal Air Show - Show aéreo atrai mais de 50 mil pessoas

Estivemos no tradicional evento comemorativo ao Dia do Aviador que teve como palco o Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos. Este ano ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro mais uma edição do MUSAL Air Show, reunindo mais de 50 mil pessoas e você irá conferir conosco um pouco sobre tudo que aconteceu nesses dois dias de muita emoção nos céus do Rio de Janeiro. 

A equipe do GBN News chegou cedo para acompanhar a abertura dos portões e a chegada do público, o qual já fazia fila do lado de fora aguardando ansiosos para conferir mais um evento no seio da história da aviação militar brasileira. Nesta edição contamos com reforço de Fillipe Breia e Guilherme Resende, que registraram nas lentes de suas câmeras um pouco das emoções que vivenciamos naquele fim de semana.

O Sol deu o ar de sua graça após uma madrugada chuvosa na cidade maravilhosa, garantindo belas imagens das exibições aéreas. O dia começou com lançamento de paraquedistas e uma exibição acrobática. No sábado o céu foi o palco para exibição da Equipe Berger, com suas aeronaves Pitts S-2B, YAK-52, Boeing Stearman, nosso amigo Comandante Ferrari e seu RV-8, a fantástica Esquadrilha Céu e sua apresentação de tirar o fôlego e o T-6 da HeliSul que abrilhantaram o primeiro dia de exibições.

O evento contou com uma infraestrutura muito bem planejada, com o layout de exposição de aeronaves disposto de forma a garantir a visibilidade da pista ao público, bem como o pátio de estacionamento e exibição das aeronaves que se apresentariam nos céus durante os dois dias de festa, sem contar com a disponibilidade de diversos banheiros químicos estrategicamente distribuídos, uma praça de alimentação com grande variedade de opções e o palco montado em posição que dava ao público a oportunidade de apreciar os shows no palco e nos céus.

Encontramos o Bastos, nosso amigo do CVMARJ, que apoiou o evento levando duas viaturas para exibição ao público, lembrando que o clube também apoia a restauração de um Dodge Comando do acervo do Musal. Haviam várias empresas participando com stands, onde era possível conhecer um pouco mais sobre cursos de formação profissional como a New Flight, escola de aviação que oferece cursos para quem deseja ingressar na aviação civil, outra presença era a Helisight, empresa parceira da Helisul que oferece diversos pacotes de voos panorâmicos na cidade maravilhosa.

Uma das apresentações solo que chamaram mais nossa atenção, foi da aeronave YAK-52 da Equipe Berger, por trás de uma aparência simples, estava uma aeronave extremamente ágil e manobrável, apresentando um leque de manobras que nos surpreendeu, deixando o público encantado com sua exibição, tanto quanto o T-6 da HeliSul e o RV-8 do Comte Ferrari.

Outra exibição que deu um toque mágico ao evento, com certeza foi a apresentação do Boeing Stearman, um biplano de linhas clássicas que deixou sua marca nos céus do Musal.

Foram muitas atrações ao longo de todo dia, que apesar do céu com algumas nuvens, foi possível apreciar belas exibições de perícia e profissionalismo dos pilotos que tornaram o evento um grande sucesso.

Ao fim do primeiro dia, acompanhamos a cerimonia de batismo da Bianca funcionária do Musal após seu primeiro voo a bordo T-6 da Helisul, onde após desembarcar da aeronave recebeu o "batismo" com banho do canhões de água da viatura dos bombeiros da base aérea, cumprindo uma tradição de décadas.

O domingo nos reservou belas exibições das aeronaves que abrilhantaram o sábado, mas foi no período da tarde que chegou à festa a tão esperada Esquadrilha da Fumaça (EDA), marcando o ápice do evento, onde a equipe de demonstração oficial da Força Aérea Brasileira realizou uma apresentação impecável com suas aeronaves "Super Tucano", fazendo jus a fama desta célebre esquadrilha.

O evento proporcionou além de belas imagens, o reencontro com grandes amigos apaixonados pela aviação e amigos do Musal, como a dupla Mauro e Bruno Cilento, exemplo de paixão pela aviação que passa de pai para filho, nosso amigo Gabino da DefesaTV, Gilson Campos, Jefferson, Thomas, Mota, Ivan e toda equipe do Musal que nos deram total apoio à cobertura do evento.

Em breve traremos mais detalhes sobre as aeronaves que participaram desse grande evento, e já estamos ansiosos pela próxima edição. Lembrando que o Musal esta aberto a visitação pública de terça à domingo de 9h às 16hrs, localizado na Av. Marechal Fontenelle 2000 , em Sulacap na cidade do Rio de Janeiro.



Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.

Fotografia: Angelo Nicolaci, Fillipe Breia e Guilherme Resende

GBN News - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger