terça-feira, 30 de outubro de 2018

Associação de Ex-Combatentes do Brasil comemora 73 anos de sua criação

Na última quinta-feira (25), a histórica Associação de Ex-Combatentes do Brasil (AECB) celebrou em sua sede na Rua do Lavradio no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, seu 73° aniversário. Nesta ocasião estiveram presentes diversas autoridades militares e civis, na qual nosso editor esteve dentre os convidados e agraciados com a Medalha "Jubileu de Ouro da Vitória na Segunda Guerra Mundial" e Sergio Capella, presidente da CVMARJ, agraciado com a Medalha "Heróis da Tomada de Monte Castelo", lançada durante a cerimônia. O rito teve inicio as 13hrs, presidido pelo Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, comandante do 1° Distrito Naval, tendo ao seu lado na condução dos trabalhos o Contra-Almirante Alan Guimarães Azevedo, comandante da Força de Submarinos da Esquadra, o Soberano Comendador Dr. Enyr de Jesus da Costa e Silva, o Coronel Marcel Rodrigues Chaves Filho, comandante do 1° Batalhão de Polícia do Exército, o Tenente-Coronel Guilherme Motinha Nunes, comandante do 10° Batalhão de Infantaria Leve; o Coronel PM Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 e o vereador Carlos Jordy, recém eleito deputado federal.

Dentre os presentes estavam membros do Grupo Histórico Libertadores de Montese e do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, ambas organizações as quais preservam ativamente a memória de nossos bravos heróis brasileiros que escreveram a mais bela página de nossa história, com honra e a bravura inerentes ao combatente brasileiro, que enviados à Europa durante a Segunda Guerra Mundial, honraram a Pátria Mãe Gentil, conquistando com grande coragem a vitória frente o eixo, derrotando o fascismo e o nazismo que aterrorizavam o mundo naqueles dias sombrios, trazendo a liberdade e paz ao solo italiano, onde ao custo de muitas vidas de nossos bravos soldados escrevemos o nome do Brasil na história, a qual é celebrada nos dias de hoje, no Brasil e na Itália, rendendo as justas homenagens aqueles que deram seu melhor em sacrifício.  

A Associação dos Ex-Combatentes do Brasil foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 1 de outubro de 1945, logo após o retorno das tropas da Força Expedicionária Brasileira que atuou brilhantemente na Segunda Guerra Mundial. Tendo por objetivo reunir os militares do Exercito, Marinha e Força Aérea que tomaram parte nos combates, seja na Europa ou no Brasil, tendo sido a primeira associação a atuar na reinserção social e profissional dos veteranos brasileiros, atuando também na preservação da memória dos feitos desses homens que tomaram parte do glorioso feito brasileiro. A seção do Rio de Janeiro foi a primeira associação de ex-combatentes criada, sendo seguida de outras associações em várias partes do Brasil.

Hoje aos 73 anos de sua criação, a Associação de Ex-Combatentes do Brasil trava uma verdadeira batalha, tendo pouco apoio as suas atividades, contando apenas com seus associados e o apoio de amigos e instituições militares, com pouquíssimo apoio do governo brasileiro em quaisquer de suas instâncias, sejam elas municipais, estaduais ou federais, sendo marcante o descaso público para com a memória histórica nacional, enquanto assistimos vultosos recursos sendo destinados a artistas e instituições que não representam qualquer valor cultural ou histórico. A AECB busca apoio para manter acesa a chama daqueles que escreveram a história do Brasil na longínqua Itália, a história dos homens que se fizeram ao mar para defender nosso tráfego marítimo em nosso extenso litoral em face da ameaça representada pelos submarinos alemães, a história de nossa jovem Força Aérea Brasileira, que nos céus da Europa demonstrou o valor, a capacidade e presteza de nossos aviadores na defesa da liberdade.

Nós do GBN News nos sentimos honrados por termos sido agraciados com a Medalha, tal reconhecimento nos dá ainda mais força para continuar através de nosso trabalho mantendo em voga os feitos dos Combatentes Brasileiros, renovando nossa força e despertando em nós o espírito aguerrido inerente a todo brasileiro, onde nos manteremos na vanguarda da defesa de nossas instituições, apoiando a preservação de nossa história e apoiando nossos veteranos.

"É uma grande honra ter sido agraciado com tal honraria, essa medalha me confere como jornalista não apenas o reconhecimento pelo trabalho que desempenho em prol de nossas instituições, mas uma grande responsabilidade, tendo um significado que vai muito além disso, é a responsabilidade que tenho assumido como brasileiro de divulgar nossa história e os feitos de nossos heróis. Temos uma história muito rica no Brasil, temos milhares de heróis ao longo de nossos mais de 500 anos de história, e vejo que o brasileiro desconhece muito de sua história, me dói ver muitos desconhecendo os feitos de nossos combatentes durante a Segunda Guerra, muitos não possuem conhecimento da importância que estes homens tiveram para a história mundial, e me cabe como jornalista e comunicador trazer a tona as páginas de nossa história, e não só isso, apoiar instituições como a Associação de Ex-Combatentes do Brasil, a qual pretendo homenagear em uma série de matérias que terão por objetivo apresentar a nossa sociedade essa valorosa instituição." disse Angelo Nicolaci.


Prestigiaram o evento nossos amigos da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), instituição à qual nosso editor foi convidado a fazer parte, contando com a presença de três de nossos veteranos, dentre eles os Veteranos Sarmento e Laurentino, com a presença também da associada Rosana Lopes.

O Grupo Histórico Libertadores de Montese foi undado em 14 de abril de 2017, data que é comemorado o fim da Batalha de Montese, tendo finalidade preservar e divulgar a libertação da cidade pelas tropas da FEB, derrotando o inimigo alemão, diante de uma das mais sangrentas batalhas em que nossos Pracinhas participaram no solo italiano, durante a 2ª Guerra Mundial.

O Grupo é formado por associados do CVMARJ, que se apresentam trajando uniformes brasileiros da 2ª Guerra Mundial, em eventos e solenidades cívicas e militares, como exposições, desfiles e encenações históricas. Em breve traremos uma matéria sobre esse grupo e suas atividades.

O Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), foi fundado em 6 de junho de 2002, sendo uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de resgatar o valor histórico das viaturas militares antigas, com foco rigoroso na manutenção da originalidade, se tornando referência nacional no assunto. Seu primeiro Presidente foi o músico João Alberto Barone, um dos fundadores e grande incentivador das ações do Clube. E o atual Presidente, é o Sr. Sérgio Alexandre Lourenço Capella. O GBN News estabeleceu parceria com o referido grupo e em breve trará uma matéria especial sobre este grupo e seu calendário de eventos.

GBN News - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger