sábado, 6 de outubro de 2018

EXCLUSIVO - Fuzileiros Navais ganham 2° CiaVtrAnf com a chegada de novos CLAnf

Segundo nosso editor pode apurar durante sua estadia em Formosa, o Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) passará a contar com uma  2° Companhia de Viaturas Blindadas sobre Lagarta após a transferência dos 23 novos CLAnf ao setor operativo.

As novas viaturas CLAnf são da mais nova variante deste robusto meio anfíbio, o qual vem a agregar um grande ganho em capacidade e desempenho se comparados aos modelos de 1ª geração e 2ª geração que são operados no Brasil desde seu recebimento entre 1986 e 1988. Até o momento contávamos com uma dotação de 12 viaturas do tipo, agora com a chegada dos novos 23 exemplares esse número passará a 35 viaturas do tipo, sendo distribuídas em duas companhias, onde a 1ª Cia contará com as viaturas remanescentes da primeira e segunda geração de CLAnf, enquanto a 2ª Cia receberá os novos CLAnfs de terceira geração.

Tal necessidade de criação de uma 2ª Cia surgiu principalmente devido as questões logísticas envolvidas na operação desta nova geração, tendo em vista que a mesma apesar de guardar grande semelhança com as anteriores, trata-se de uma viatura muito diferente das primeiras, adotando uma nova motorização, sistemas de tração e suspensão, o que em termos de manutenção trás muitas mudanças em relação ao que existe hoje aqui. Logo emerge a necessidade de otimizar a manutenção e logística afim de facilitar o emprego e mantenimento deste meio operativo. 

Outro fator preponderante nesta decisão, diz respeito ao desempenho apresentando pela nova viatura, a qual atinge maior velocidade tanto no mar, quanto em terra, o que levaria a uma limitação doutrinária em seu emprego, tendo em vista que a velocidade máxima de emprego respeita o limite da viatura mais lenta, logo o emprego em uma mesma companhia de ambas gerações limitaria o aproveitamento do ganho em desempenho experimentado com a nova geração do CLAnf, somado as questões inerentes a manutenção e suprimentos.

Sendo assim, foi tomada a decisão de se criar uma 2ª Cia destas viaturas anfíbias, a qual em breve será melhor detalhada aqui no GBN News, onde traremos uma matéria mais aprofundada sobre este meio e seu emprego.


GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

4 comentários:

  1. Muito top Nicolaci, parabéns, estou no aguardo das próximas matérias, conheci por acaso seu site e hoje tenho ele como o melhor da categoria de defesa.

    Continue nessa prova que vais longe

    ResponderExcluir
  2. Show. Vou passar teu site para os primeiros componentes da Cia CLANF da fundação do BtlVtrAnf

    ResponderExcluir
  3. boa noite ,ecelente materia , duvida quantos clanfs tem uma cia?

    ResponderExcluir
  4. Tem que doar esse equipamento eficaz para as policias civil e militar e pararem de brincar de guerra !

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger