terça-feira, 17 de abril de 2018

Companhias aéreas americanas evitam espaço aéreo russo

As companhias aéreas americanas começaram a desviar seus voos para evitar cruzar o espaço aéreo russo poucas horas antes da expiração de um acordo com Moscou sobre o uso de corredores aéreos, anunciou nesta terça-feira (17) o Departamento de Estado.
Dezenas de voos comerciais americanos usam o espaço aéreo russo todos os dias, a rota mais curta e econômica para chegar à Ásia, graças a um acordo bilateral que expira às 23h59 GMT desta terça (20h59 de Brasília).
Segundo a porta-voz diplomática dos Estados Unidos Heather Nauert, o embaixador em Moscou Jon Huntsman tentará desbloquear a situação até o último momento.
Autoridades da aviação civil russa tinham que ter participado esta semana de reuniões no Departamento de Estado, em Washington, mas cancelaram sua visita sem dar explicação, segundo Nauert.
Os ataques aéreos realizados por Estados Unidos, França e Reino Unido no fim de semana passado contra instalações militares sírias enfureceram Moscou, que já usou no passado os corredores aéreos como moeda de troca diplomática.
"A autorização dos russos expira hoje às 19H59 (hora local americana)", advertiu Nauert durante coletiva de imprensa.
"Algumas companhias aéreas tomaram a decisão de desviar seus voos, inquietas com esta expiração", acrescentou a porta-voz, que expressou o desejo de que o transporte aéreo não seja "perturbado".
Nauert assegurou que um acordo de última hora poderia ser alcançado.
"O governo russo disse à nossa embaixada 'Não se preocupem, não faremos nada que afete o transporte aéreo dos Estados Unidos'", explicou a porta-voz. "Esperamos uma resposta russa durante o dia. Esperamos que o mantenham", acrescentou, em alusão ao acordo.

Fonte: AFP

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger