terça-feira, 19 de março de 2013

Policia do Rio escolhe "Maverick" como novo "caveirão"

 
 
foto: Angelo Nicolaci - GBN
Após uma longa avaliação e algumas surpresas na licitação para aquisição do novo blindado que irá equipar as forças policiais do Rio de Janeiro, sagra-se vencedor o "Maverick" da Paramount Group para fornecer 8 unidades que irão equipar o BOPE, CORE e o Batalhão de Choque.
 
Este veículo foi apresentado durante a edição da LAAD 2011, onde nosso editor teve a oportunidade de conhecer de perto este veículo e entrevistar seus representantes. Na ocasião desta reunião com represenantes da empresa sul-africana, ficamos surpresos com a qualidade deste veículo e já o apontamos como um dos prováveis substitutos dos velhos "caveirões".
 
A introdução deste novo equipamento irá fornecer maior segurança e capacidade de ação das forças policiais no Rio de Janeiro, onde passarão a contar com equipamento adequado para as características operacionais existentes, bem diferente dos atuais veículos que são uma adaptação de veículos projetados para transporte de valores, dando uma nova capacidade no confronto com traficantes em áreas onde a atuação policial exige este tipo de proteção para que os mesmos possam adentrar em determinadas comunidade em segurança.
 
Em janeiro havia sido anunciado como vencedor outro veículo de origem israelense, porém o memso foi desclassificado por não ter realizado avaliação pelo BOPE e por se tratar ainda de um protótipo. A disputa contou com a participação de empresas de vários países, onde acompanhamos as avaliações de alguns concorrentes como o russo GAZ Tigre, o americano SandCat e outros veículos. Finalizando o processo de licitação, foi publicado na última sexta-feira (15) o resultado, tendo sido anunciado o Maverick a escolha final.
 
Os blindados serão distribuidos da seguinte forma: quatro veículos serão incorporados ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), dois ao Batalhão de Choque e os outros dois para a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
 
Os novos blindados representam o que há de mais moderno no campo de segurança pública, equipados com tecnologia de ponta, os novos blindados serão equipados com freios ABS, tração 4x4, sistema de detecção e supressão de incêndio no motor, Pneus especiais, sistemas de monitoramento por câmeras, um moderno sistema de comunicação, capacidade de transpor obstáculos, sistema de condicionamento de ar independente do motor, além de utilizar biodiesel.
 
As novas viaturas serão mais um reforço para a segurança dos eventos que o estado fluminense sediará entre 2014 e 2016, tendo custado aos cofres públicos um investimento na casa dos 6,6 milhões de Reais, onde além de fornecer os veículos a Paramount Group irá realizar a manutenção dos mesmos por um periodo de 5 anos
 
Fonte: GeoPolítica Brasil - GBN
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger