quinta-feira, 21 de março de 2013

EUA apoiam estado independente palestino, diz Obama

 
 
O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão "profundamente comprometidos" com a criação de um estado palestino soberano.
Falando depois de uma reunião com o líder palestino, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia, o presidente americano afirmou ainda que as atividades isralenses de expansão dos assentamentos não são "adequadas para a paz" e que a solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino é muito difícil mas ainda é possível.
 
Obama acrescentou que o secretário de Estado, John Kerry, vai dedicar tempo e energia para tentar aproximar os dois lados.
Mahmoud Abbas afirmou que teve uma reunião "boa e útil" com Obama em Ramallah.
Apesar das afirmações de Obama e Abbas depois da reunião, segundo analistas, os palestinos não têm muitas expectativas em relação à vista do presidente americano.
Em sua primeira visita oficial a Israel e aos territórios palestinos ocupados, Obama passa apenas algumas horas nos territórios palestinos antes de regressar a Israel.
Nesta quinta-feira, pouco antes de haver chegado à Cisjordânia, mísseis foram disparados a partir da Faixa de Gaza contra o sul de Israel.
Fontes israelenses acusaram o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, de ter orquestrado os ataques.
Na quarta-feira, Obama prometeu apoio a Israel.
Ele se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e os dois líderes reafimaram o compromisso com uma solução de dois Estados para o conflito na região.
Depois da reunião, em Jerusalém, Obama afirmou que um elemento central para garantir uma paz duradoura no Oriente Médio "deve ser um Estado judeu forte e seguro onde as expectativas de segurança sejam atendidas, junto com um estado palestino soberano e independente".
 
Fonte: BBC Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger