sexta-feira, 15 de março de 2013

Brasil e Espanha discutem aproximação na área militar



Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Espanha, Pedro Morenés, se reuniram terça(12) para discutir a aproximação das Forças Armadas e da indústria de defesa dos dois países. A vinda de Morenés a Brasília é um desdobramento da visita da presidenta Dilma Rousseff à Espanha, em novembro de 2012, quando levou consigo um grupo de trabalho com especialistas na área de defesa.

De acordo com Celso Amorim, o objetivo da reunião foi ampliar o diálogo bilateral nesse tema, repetindo, por exemplo, a parceria que os países têm em aeronáutica. Além disso, o Brasil comprou navios de superfície espanhóis e reformou embarcações brasileiras, no âmbito do Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper), cujo objetivo é a renovação da frota de superfície da Marinha.
 
Foi discutida também a possibilidade de desenvolver outros projetos, como a cooperação espanhola na prevenção e no combate a desastres naturais e catástrofes; e a ampliação do intercâmbio entre militares brasileiros e espanhóis. Atualmente, há cerca de 18 brasileiros em escola militar da Espanha e três militares espanhóis estudando no Brasil.
 
“Independentemente das posições estratégicas que tenham, é importante que o Brasil e a Espanha tenham vínculos estreitos, pois compartilhamos princípios”, disse Amorim. Ele ainda aproveitou para confirmar a presença espanhola na próxima Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (Laad-Security), que vai ocorrer em abril do próximo ano, no Rio de Janeiro.
 
Os ministros divulgaram nota conjunta sobre o encontro.

COMUNICADO CONJUNTO DOS MINISTROS DA DEFESA DO BRASIL E DA ESPANHA

Brasília, 12 de março de 2013

O Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e o Ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés Eulate, mantiveram reunião e almoço de trabalho em Brasília em 12 de março de 2013.

No marco da Parceria Estratégica adotada em 2003 e da Declaração Conjunta de 2012 entre os Chefes de Governos do Brasil e da Espanha, os Ministros da Defesa reiteraram seu interesse em dar prosseguimento à cooperação em matéria de defesa entre os dois países.

Tomaram nota com satisfação dos trabalhos da Comissão Mista Espanha-Brasil – COMISTA – em incentivo da cooperação na área de formação e ensino, com cursos, seminários, intercâmbios e visitas a instituições de capacitação dos dois países. Nesse sentido, chamaram à continuidade e ao fortalecimento do intercâmbio entre militares das respectivas Forças Armadas.

Para dar continuidade a esse intercâmbio, os Ministros identificaram a defesa cibernética como área de cooperação prioritária.

Os Ministros destacaram a crescente aproximação entre suas respectivas indústrias do setor de defesa, inclusive em diversos processos de licitação de interesse mútuo.

Os Ministros acolheram com beneplácito o intercâmbio no campo de equipamentos e material de defesa. Saudaram a cooperação em andamento, como a aquisição das aeronaves espanholas C-295 CASA (denominada C-105 Amazonas, no Brasil), a revitalização das aeronaves brasileiras P-3 Orion e a construção na Espanha e transferência de tecnologia ao Brasil do simulador de tiro de artilharia para o Exército Brasileiro.

Acordaram também realizar com a brevidade possível (junho) a primeira reunião do Grupo de Trabalho Bilateral sobre Cooperação Industrial em Matéria de Defesa, criado pelos Presidentes pela Declaração Conjunta de 2012. Sublinharam a importância de estabelecer a transferência de tecnologia em indústria de defesa como um dos parâmetros da cooperação no marco de benefício mútuo no longo prazo.

O Ministro Amorim reiterou o convite para que se realizem visitas de alto nível do Ministério da Defesa espanhol ao Brasil. Nesse sentido, o Ministro Morenés comunicou que estará representado na feira LADD Security & Defence (Rio de Janeiro, 9-12 de abril de 2013) pelo Diretor Geral de Armamento e Material (DIGAM).

O Ministro da Defesa da Espanha convidou o Ministro da Defesa do Brasil a realizar viagem oficial à Espanha em data de sua conveniência.

Celso Amorim
MINISTRO DA DEFESA
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Pedro Morenés Eulate
MINISTRO DA DEFESA DA ESPANHA
 
Fonte: EBC
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger