quinta-feira, 21 de março de 2013

Helicóptero militar chinês, mas com raízes russas


 
O principal engenheiro da empresa Kamov, Serguei Mikheev, apresentou, na feira Heli-EXPO de Las Vegas, informações segundo as quais o WZ-10, que é o principal helicóptero militar moderno que está equipando a aviação do exército da China, foi criado com base no esboço de um projeto de autoria da Kamov.
 
Essa declaração permite ver de outra forma o papel da Rússia no desenvolvimento da fabricação de helicópteros na China.
 
Desde os anos 70 que a indústria de helicópteros chinesa se desenvolvia com apoio e a cooperação de fabricantes europeus. Os modelos básicos de helicópteros que a indústria chinesa fabrica, o Z-8, o Z-9 e o Z-11, são versões sob licença, ou cópias criadas por iniciativa própria, de helicópteros franceses.
 
Quando surgiram as primeiras fotos do WZ-10, a maioria dos observadores estrangeiros não suspeitou que havia influência russa nesse helicóptero. Como a fonte tecnológica estrangeira era sobretudo citada a companhia anglo-italiana Agusta Westland.
 
No entanto, segundo o principal engenheiro da empresa Kamov, Serguei Mikheev, o esboço do projeto tinha sido executado em 1995 no âmbito de um contrato com a parte chinesa e de acordo com o caderno de encargos preparado pelos chineses. A Kamov não participou no posterior desenvolvimento do helicóptero e, por isso, não se pode dizer que o WZ-10 tenha sido concebido pela Rússia. Entretanto, a declaração de Mikheev permite avaliar de uma nova forma o papel da Rússia no desenvolvimento da construção de helicópteros pela China nas últimas décadas.
 
O projeto em esboço é apenas o primeiro passo na criação de um aparelho. Os desenvolvedores russos, se apoiando na sua vasta experiência, puderam indicar aos chineses apenas as abordagens de base e os princípios de solução para os problemas. A realização do projeto e as soluções técnicas em concreto são exclusivamente chinesas. O helicóptero WZ-10 percorreu um longo e penoso caminho na busca de soluções ótimas e na eliminação das falhas. Ele realizou o seu primeiro voo em 2003 e sua entrada em serviço nas unidades se deu a partir de 2010. Durante muito tempo, ele não teve um motor chinês adequado, por isso os protótipos usavam motores importados da Pratt&Whitney do Canadá.
 
Apesar da maioria dos helicópteros terem sido comprados pela China à Rússia (Mi-17, Ka-27, Ka-32 e Mi-26), a indústria de construção de helicópteros continua se desenvolvendo em estreita cooperação com o consórcio construtor europeu Eurocopter. Em conjunto com os europeus, está sendo desenvolvido o principal projeto perspectivo da construção de helicópteros chinesa que é o novo helicóptero multifuncional Z-15 com 6 toneladas.
 
A China está discutindo neste momento com a Rússia um novo projeto conjunto importante na área da construção de helicópteros, que é o projeto para um helicóptero pesado de transporte. Está previsto que ele seja inferior em peso de decolagem e em carga útil ao gigante russo Mi-26, mas ele será superior ao Mi-17. As conversações que tiveram início ainda em 2008, estão decorrendo com grandes dificuldades. As partes discordaram durante bastante tempo do aspecto técnico do aparelho e da parte do projeto que iria caber a cada uma das partes. As direções políticas da Rússia e da China, no entanto, sublinharam por diversas vezes o seu interesse nesse projeto, o que permite supor que, no final, ele será realizado em termos práticos.
 
Fonte: Voz da Rússia - Adaptação do Texto: GBN-GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger