domingo, 24 de abril de 2011

Iêmen aceita saída do presidente para solucionar crise

O Congresso Popular Geral, partido no poder no Iêmen, aceitou o plano proposto pelas monarquias do Golfo que prevê a saída do presidente Ali Abdullah Saleh para solucionar a crise no país, informou neste sábado à AFP um alto dirigente político.

"O CPG e seus aliados aceitaram a iniciativa do Conselho de Cooperação do Golfo integralmente", declarou à AFP Soltan al Barakani, subsecretário-geral do partido do governo.

Para solucionar a crise política no Iêmen, o Conselho de Cooperação do Golfo propôs a criação de um governo de união nacional, com a passagem do poder de Ali Abdullah Saleh para seu vice-presidente, assim como o fim dos protestos liderados pela oposição.

Segundo o plano, Saleh deve apresentar sua demissão ao Parlamento no prazo de 30 dias, dando lugar a uma presidência interina e a um governo de união que organizará eleições para presidente nos 60 dias seguintes.

Saleh disse na sexta-feira a seus partidários que aceita o Plano do Golfo, para "cooperar de forma positiva, com base na Constituição" do Iêmen.

O presidente insiste em entregar o poder "apenas seguindo um processo ordenado e constitucional.

Os Estados Unidos exortaram Abdullah Saleh a iniciar "imediatamente" a transição política, com base na proposta das monarquias do Golfo.

"O presidente Saleh já manifestou publicamente sua vontade de fazer uma transição pacífica do poder; e o tempo e a forma desta transição devem ser marcados pelo diálogo e começar imediatamente", disse o porta-voz do departamento americano de Estado Mark Toner

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger