terça-feira, 12 de abril de 2011

"A terra é azul!" - Dizia Gagarin há 50 anos.

Em 12 de Abril de 1961 o cosmonauta russo Yuri Alekseievitch Gagarin entrou para história da humanidade ao se tornar o primeiro homem a ir ao espaço.

Há 50 anos era lançada do cosmódromo de Baikonur a nave VOSTOK-1. Tripulada por Yuri A. Gagarin, a missão durou 1h:48min, onde ficou para a história o primeiro relato fascinado ao vislumbrar a visão da janela da nave russa: "A terra é azul!".

O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963.

Após o grande feito, Gagarin se tornou uma celebridade no mundo inteiro, e um grande trunfo na propaganda soviética durante a corrida espacial durante a "Guerra Fria". Gagarin viajou através do mundo em uma campanha de promoção da "conquista" do espaço pela então URSS. Desde então Gagarin não retornou ao espaço, e anos mais tarde veio a perder sua vida em um acidente durante um voo de treinamento abordo de um MIG-15.

Com a proeza de Gagarin, os soviéticos confirmaram seu pioneirismo no espaço: haviam lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik, em 1957, e, no mesmo ano, colocaram em órbita o primeiro ser vivo: a cadela Laika. A Vostok-1 foi precedida por dois vôos não tripulados conhecidos como Korabl-Sputnik-4 e Korabl-Sputnik-5, que usaram a nave Vostok para testes.

Assim como os Estados Unidos, a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) desenvolveu mísseis balísticos intercontinentais para lançar bombas nucleares. O programa espacial russo começou com uma grande vantagem sobre o norte-americano por causa da dificuldade de fabricar ogivas nucleares mais leves.

Assim, os mísseis da União Soviética eram imensos e potentes se comparados com os norte-americanos do mesmo período. Nos anos 1950, a capacidade de lançamento da URSS era de 500 kg, enquanto a dos EUA era de quilos. O lançador Proton, da Vostok, é usado até hoje pela Rússia.

Fonte: GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger