terça-feira, 19 de abril de 2011

Embraer anunciou modernização de 11 F-5 durante a LAAD


Durante a LAAD a Embraer anunciou o contrato com a FAB para a modernização de 11 aeronaves F-5 adquiridos junto à Jordânia. Como noticiado aqui no GeoPolítica Brasil no dia 11 de abril, a Embraer havia celebrado um contrato de continuidade junto á AEL para a modernização destes caças para o padrão F-5M.

Este contrato esta avaliado em 276 milhões na revitalização destas aeronaves. No total, as cifras podem chegar em torno de 375 milhões com a inclusão de um simulador de voo no pacote.

Atualmente a FAB esta investindo na prolongação da vida de seus caças para manter-se no ar enquanto não sai uma decisão de Brasília em relação ao programa FX-2, lembrando que a decisão foi adiada mais uma vez. A presidente Dilma empurrou a definição do programa para 2012, o que atrasa ainda mais a possibilidade de vermos a nossa Força Aérea devidamente equipada. Com isso só haviam duas saídas: Prolongar a vida dos caças que atualmente compõe o inventário da FAB, ou realizar uma compra de prateleira. A opção foi a modernização dos vetores em operação, pois representam um custo menor e viável ao apertado orçamento da FAB.

Atualmente o F-5M é a espinha dorsal da FAB e assim permanecerá aproximadamente pelos próximos 10-15 anos. A aeronave possui uma avançada aviônica e refinamentos que lhe conferem uma boa capacidade na arena de combate aéreo, embora ainda se mostre inferior aos atuais vetores de 4ªG em operação ao redor do mundo.

A primeira aeronave deste lote deve ser recebida pela Embraer em setembro para o inicio do processo de modernização, sendo concluída a entrega da última aeronave modernizada em 2015.

Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger