domingo, 17 de abril de 2011

Fidel diz ser 'soldados das ideias'

.O líder cubano, Fidel Castro, afirmou neste domingo que, apesar de suas limitações de saúde, ainda pode ser "um soldado das ideias", para justificar o fato de que não participou do desfile pelos 50 anos de socialismo em Cuba, realizado neste sábado.

"Eu prometi que seria um soldado das ideias e esse dever ainda posso cumprir", escreveu o ex-presidente cubano em mais um artigo publicado na imprensa oficial.

Fidel explicou que gostaria de ter ido à Praça da Revolução, mas que não poderia ter ficado muito tempo por causa do sol forte e do calor.

"Vale a pena ter vivido para ver o espetáculo (...) e vale a pena recordar sempre os que morreram para torná-lo possível", afirmou Fidel, referindo-se ao desfile que também comemorou o aniversário de 50 anos da derrota da invasão anticastrista da Baía dos Porcos.

Ele também mencionou que viu pela televisão a abertura do VI Congresso do Partido Comunista Cubano, mas não comentou o discurso de seu irmão, o presidente Raúl Castro.

No discurso, Raúl falou da contribuição de Fidel com a publicação de seus artigos e destacou que o "aporte moral e a liderança indiscutível" do "Comandante-em-chefe" não dependem de cargo algum.

Cuba celebra neste fim de semana até o dia 19 o VI Congresso do Partido Comunista (PCC), o primeiro em quase 14 anos, que aprovará as reformas do modelo econômico e decidirá se Fidel Castro, afastado do governo desde 2006, continua como seu primeiro secretário.

Único partido legal, o PCC é "a força dirigente superior da sociedade e do Estado", segundo a Constituição; elege a cada congresso o primeiro e o segundo secretários - os irmãos Fidel e Raúl Castro desde sua fundação em 1965.

O Congresso do PCC é decisivo em um sistema comunista porque define as políticas de defesa, assim como as políticas e o programa econômico para o quinquênio seguinte.
.
Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger