quarta-feira, 20 de maio de 2020

KC-390 Millennium cumpre mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico na Operação COVID-19

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (19), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de quatro toneladas de álcool em gel para o Estado do Amazonas (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2853 decolou da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), às 11h28 (horário de Brasília), e pousou na Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM) às 14h35. O material que será distribuído na região Norte foi doado por uma empresa de cosméticos, localizada em Anápolis. O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, falou sobre a ação: “Sempre tivemos relacionamento especial com a cidade de Anápolis e, em momentos de crise, essa parceria tem nos unido cada vez mais em prol do povo brasileiro”.

O Comandante da Aeronave, Capitão Aviador Renan Pacheco Pereira, salienta a atuação nesta missão. “Nossa participação demonstra a importância da Força Aérea nos momentos de crise do país. Quando somos acionados para prestar apoio a quem precisa, pessoalmente, me sinto muito orgulhoso”, disse.

O Sargento Davy Dayan Martins Bagetti de Lima, um dos loadmasters da missão, destaca o sentimento gerado por ser integrante da missão. “É sempre um orgulho e uma honra participar da solução do problema que o Brasil vem enfrentando. Participar desse trabalho é uma satisfação imensa, destacou.

Os pilotos do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave. A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do COMAE, no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.


Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos:Tenente Bárbara/Ala2 e Tenente Padoan/Ala8

Share this article :

2 comentários:

  1. O primeiro GTT mudou de Base, mudou de equipamento, mas continua orgulhando este veterano Coronel!

    ResponderExcluir
  2. O primeiro GTT mudou de Base, mudou de equipamento, mas continua orgulhando este veterano Coronel!

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger