domingo, 3 de maio de 2020

FFG (X) - Futura fragata da US Navy terá DNA italiano.


Após a disputa internacional, a US Navy definiu que suas futuras fragatas de mísseis guiados terão "DNA" italiano, sendo definida a proposta da italiana Fincantieri a vencedora do programa FFG-(X), o anuncio foi realizado na última quinta-feira (30) pela Marinha Norte-americana.
A proposta tem como base a consagrada fragata FREMM de concepção franco/italiana, as quais deverão ser construídas no estaleiro Fincantieri Marinette Marine Corporation, em Wisconsin nos EUA. No primeiro momento será estabelecido o contrato para a concepção do projeto detalhado de construção, o qual esta avaliado em 795,1 milhões de dólares, o qual envolve todo trabalho de adequação do projeto as necessidades da US Navy e a construção da primeira fragata da nova classe, a qual há previsão de receber a encomenda de mais nove exemplares para atender a demanda inicial identificada pela Marinha. O valor total do programa pode chegar aos 5,58 bilhões de dólares se realmente se optar pela aquisição de dez navios no primeiro lote, o qual se atender plenamente aos requisitos, pode receber um segundo lote que deve resultar na construção de mais dez navios, tendo em vista que o programa FFG-(X) vem de encontro a lacuna existente no poder naval dos EUA, onde os navios LCS não conseguem atender plenamente as necessidades inerentes, demandando a aquisição de pelo menos vinte navios com maior capacidade que os LCS e menos complexos e caros que os DDGs.
A nova classe não deverá incorporar muitas novidades, sendo o projeto pautado no emprego de tecnologias já testadas e operativas com a esquadra norte americana, o que visa reduzir os custos de aquisição e simplificar a logística e manutenção dos novos meios, garantindo maior disponibilidade e um custo operacional relativamente baixo, o que é no momento um dos objetivos claros da USN, tendo em vista a necessidade de ampliar o número de meios de superfície, onde é preciso atingir um equilíbrio nos custos de aquisição/operação para tornar viável do ponto de vista orçamentário os planos da Estratégia de Defesa dos EUA.
No sentido de otimizar os gastos, a USN irá adotar o mesmo sistema de radar Enterprise Rad Surveillance Radar (EASR), AN/SPY-6 de defesa aérea a ser empregado pelos novos Destróieres da Classe Arleigh Burke, Sistema de Combate AEGIS-BL10, um Sistema de Lançamento Vertical (VLS) Mk41 com 32 células, sistemas de comunicação, Sistema de contramedidas de Armas MK-57 e adicionadas capacidade na área de EW/IO com flexibilidade de design para crescimento futuro., com sistema de defesa de ponto ainda a ser definido, o qual deve recair sobre o famoso CIWS Phalanx, cabe ressaltar que os sistemas de defesa e armas não estão inclusos no custo estimado de 5,58 bilhões de dólares.

A previsão inicial é de seis anos para que seja concluído o projeto e a entrega do primeiro navio da classe, com a primeiro FFG-(X) entregue a USN em 2026. Ainda segundo as informações divulgadas, a segunda fragata deverá ter assinado seu contrato de construção em abril de 2021, e segundo o cronograma inicial, a mesma deverá ser entregue em cinco anos e meio, o que resultará em dois navios da nova classe entregues entre julho e outubro de 2026.
É claro que, sem saber qual navio a Marinha pretende comprar e como serão os desenhos detalhados finais, estimativas de preços firmes são impossíveis, mas o Pentágono tem algumas projeções.
O valor final do primeiro navio deve chegar a 1,28 bilhões de dólares, de acordo com a previsões iniciais apresentadas pela US Navy, porém, o custo tende a cair ao longo da construção dos demais exemplares.

Uma característica notável na concepção artística apresentada pela Fincantieri da nova classe de fragatas baseadas no consagrado projeto das FREMM, é a adoção de um mastro convencional, muito diferente do adotado pelo projeto original franco/italiano e que dão uma imagem distinta a variante norte americana, demonstrando que a variante norte americana tende a ser bem menos complexa que a européia, porém, não menos capaz tecnicamente, numa tentativa de aliar custos a capacidade técnica efetiva.
O processo de aquisição da FFG (X) começou em 2017. Desde então, a US Navy trabalhou em estreita colaboração com a indústria para equilibrar custo e capacidade, lançando o RFP do FFG (X) para a indústria em 20 de junho de 2019. As propostas técnicas foram recebidas em agosto de 2019 e as propostas de custo foram recebidas em setembro de 2019. Esta foi uma competição completa e aberta com várias ofertas recebidas e completa em curto espaço de tempo, um bom modelo para ser avaliado e adaptado as realidades brasileiras, tendo em vista o longo período entre a emissão do RFP e a assinatura do contrato nos programas navais brasileiros, isso em grande parte não por culpa da Marinha do Brasil, mas pela falta de visão estratégica do Governo Federal em relação as necessidades de nossa Esquadra.

GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

2 comentários:

  1. U$$ 1.28 bilhões. Não é dinheiro demais para uma fragata? Seria pelo custo de desenvolvimento? Ja se sabe um media da tonelagem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custo de desenvolvimento e dos sistemas embarcados, mas deve diminuir muito esse valor, vide que as 10 fragatas estão estimadas em 5.58 bilhões, por ai já temos ideia de que 1.28Bi é custo de desenvolvimento. O deslocamento deve ser na ordem das 7.500ton ou mais...

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger