sexta-feira, 8 de maio de 2020

Turquia segue produzindo e entregando componentes do F-35


A Turquia ainda está produzindo e entregando peças para as aeronaves F-35 dos EUA, apesar de ter sido suspensa do programa há quase um ano devido à compra do sistema de defesa antiaérea russo, S-400, informou na quinta-feira (7) Ismail Demir.

Como todos sabemos, Washington em retaliação pela compra do sistema de defesa aérea russo, ameaçou não só suspender a entrega das aeronaves F-35 previstas pelo contrato firmado com a Turquia no âmbito do programa Joint Strike Fighter (JSF), como também a retirada da industria turca da cadeia de produção e fornecedores do F-35. Com as entregas dos primeiros componentes do S-400, em julho do ano passado, o governo dos EUA anunciou que a Turquia estaria sendo retirada da cadeia de fornecedores, estabelecendo que em março de 2020 estaria completamente fora do programa.

A Turquia era responsável pela fabricação de vários componentes estruturais do F-35, bem como diversos componentes, sua retirada em curto prazo impactaria diretamente na capacidade de produção do F-35, e com advento da pandemia do Covid-19, a transferência das capacidades produtivas para outros parceiros do programa se mostrou momentaneamente inviável, causando um enorme dilema, o qual resultou na prorrogação da participação da industria turca na cadeia produtiva do F-35.


A Turquia segue nos bastidores tentando reverter a negativa norte americana de lhe entregar os caças F-35 à Ancara, bem como manter a industria turca como parte da rede global de produção da aeronave, defendendo que a Turquia é importante parceiro no âmbito da OTAN, tendo cumprido todas prerrogativas impostas pelo programa JSF, defendendo que as alegações de Washington com relação ao S-400 são exageradas e longe da realidade. Outro ponto apresentado, é que tirar a Turquia do programa custaria a outros membros do JSF aproximadamente 600 milhões de dólares.


A implantação do sistema S-400 foi adiada em abril por conta da pandemia do coronavírus, mas seguirá um novo cronograma a ser estabelecido logo que seja superado os desafios impostos pela pandemia. 


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger