quarta-feira, 20 de maio de 2020

USAF dispõe de apenas 33 F-22 "Raptor" prontos para emprego


De acordo com informações divulgadas pela "Forbes" que consultou General da reserva da USAF, David Deptula, os Estados Unidos podem contar com apenas 33 de suas aeronaves F-22 prontas para combate a qualquer momento.

A maioria dos americanos não tem ideia de que apenas dois esquadrões do principal caça stealth do mundo, são capazes de entrar em combate a qualquer momento. Por outro lado, os adversários dos EUA sabem que o "Raptor" é uma ameaça significativa, apesar de limitada em determinados pontos.

O acidente com um "Raptor" da USAF na manhã da última sexta-feira (15) em um campo de treinamento a cerca de 20 quilômetros da Base da Força Aérea de Eglin, na Flórida, trouxe novamente ao foco o número relativamente pequeno de Raptors a disposição. Enquanto a Força Aérea lista oficialmente 186 aeronaves (agora 185) em seu inventário, a aeronave que se acidentou era uma das 28 aeronaves destinada a treinamento.

Chegar ao número de caças F-22 capazes ou prontos para o combate, não uma tarefa tão simples quanto subtrair 28 aeronaves (agora 27) produzidas para instrução das 185 aeronaves constantes oficialmente no inventário da USAF. O veterano general David Deptula, hoje reitor do Instituto Mitchell de Estudos Aeroespaciais, sentou-se e examinou os números, e chegou a uma conclusão não muito boa.


O Comando da USAF jamais revelará o número exato de aeronaves F-22 codificadas para combate (ou seja, prontas para combate) atualmente no inventário. Deptula explica que ele fez seus cálculos usando os números da própria USAF divulgados a partir de 2017, que foram os seguintes:

Inventário de aeronaves de missão primária (PMAI): 123

Inventário de aeronaves de treinamento primário (PTAI): 28

Inventário de aeronaves de desenvolvimento primário (PDAI): 16

Inventário de aeronaves de backup (BAI): 19

Reserva: 0

"Em 2018, a taxa de disponibilidade do F-22 era de 52%", observa Deptula. "Então, para se chegar a estimativa de Raptors com capacidade de combate, usamos a seguinte fórmula: 0,52 x 123 = 64, prontos para combate a qualquer momento."

Sessenta e quatro Raptors parece um número suficiente, mas não reflete as realidades operacionais.

“O planejamento da missão em tempo real assume 1/3 em combate ; 1/3 preparando para o lançamento; 1/3 em recuperação [retorno / pouso]. Assim, pode-se contar com cerca de 21 aeronaves F-22 no ar prontos para combate a qualquer momento ... em todo o inventário do USAF F-22. ”

"Uma preparação adequada certamente poderia aumentar esse número", disse Deptula. "Quando implantados em combate, as taxas de missão em média ficam bem próximo de 80%, então aumentamos o número para 98 aeronaves com capacidade de missão disponíveis, com cerca de 33 em combate a qualquer momento."


Dado um número tão baixo de aeronaves disponíveis e não muitos pilotos treinados para operar o Raptor, é razoável supor que os comandantes da USAF podem não se sentir confiantes de ter a sua disposição aeronaves que podem efetivamente obter superioridade aérea contra um inimigo em qualquer uma das várias regiões do mundo, isso sem considerar as lacunas que surgem na capacidade logística da força, principalmente com relação ao REVO.

"Já passamos do ponto de nos sentirmos desconfortáveis ​​com os números", diz Deptula.

Quando as decisões sobre a aquisição do F-22 estavam sendo determinadas durante a Revisão Quadrienal de Defesa de 2001, Deptula diz que conseguiu convencer o então chefe da equipe da Força Aérea John Jumper de que o número de F-22 adequados para USAF era de 381 Raptors.

“Isso foi baseado na atribuição de um esquadrão com código de combate por Força Expedicionária Aérea (AEF). Havia dez AEFs. Dez vezes 24 aeronaves por esquadrão, são 240 caças com capacidade de combate. ”


Deptula completou seu cálculo com uma equação tradicional para aviões de combate: para atender aos requisitos de treinamento, era necessário um número de Raptors igual a 25% da força codificada para combate. Os 60 F-22 adicionais para treinamento trariam o total para 300 aeronaves. Outros cinco por cento do total de 300 aeronaves de combate/treinamento seriam necessários para fins de teste, adicionando outros 15 Raptors, elevando para um novo total de 315.

O inventário de aeronaves de backup é composto por 10% do total, adicionando mais 32 Raptors, chegaríamos as 347. Então Deptula diz: você calcula uma Reserva, dez por cento das categorias anteriores, para 34 aeronaves adicionais, o que totaliza cerca de 381 aeronaves. Graças à decisão do secretário de Defesa Robert Gates de interromper o programa e limitar a compra em 187 aeronaves, decisão apoiada pelo presidente Barack Obama em 2009, não existe uma alternativa para os F-22.

“Existem aeronaves com desgaste na atual frota. Todo avião perdido tem um impacto significativo sobre a força ”, diz Deptula.

A transição rápida do Raptors de treinamento dedicado, que não possui atualizações para torná-los eficazes em combate, atualmente não os torna uma opção. A Força Aérea tem estudado a possibilidade de atualizar os F-22, potencialmente adicionando outro esquadrão de aviões com capacidade de combate. Porém, os problemas de orçamento de defesa, desde a redução no orçamento até as reduções causadas pela crise do COVID-19, provavelmente impedirão que siga adiante. Reabrir a linha de produção do Raptor é economicamente inviável e proibitiva, acentuando as incertezas sobre a disponibilidade real dos F-22 e a USAF.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações da Forbes

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger