sábado, 16 de maio de 2020

Completando 42 anos, Esquadrão HA-1 "Lince" mantém suas garras afiadas

Nesta sexta-feira (15), foi um dia especial para Força Aeronaval, marcando os 42 anos da criação de um dos mais emblemáticos esquadrões da Aviação Naval brasileira, O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, nosso Esqd HA-1 “Lince”.


Tudo começou em 15 de maio de 1978, com a assinatura do Decreto Presidencial Nº 81.660, que criou o Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino, essa nova Organização Militar (OM) incorporava a nossa Aviação Naval um dos mais modernos e versáteis helicópteros de ataque e emprego naval do mundo, o Westland Sea Lynx Mk-21, designados SAH-11 pela Marinha do Brasil, tendo como missão prover os meios aéreos integrantes do sistema de armas das Fragatas Classe Niterói, a fim de ampliar as capacidades dos sensores de bordo, bem como oferecer maior capacidade de reação do navio, representando um salto para as Forças Navais e Aeronavais brasileiras.

O EsqdHA-1 “Lince” foi ativado no ano seguinte, para ser mais exato, no dia 17 de janeiro de 1979, contando com nove aeronaves SAH-11 “Lynx”, as quais rapidamente apresentaram um alto grau de flexibilidade, atendendo perfeitamente as atribuições que cabiam ao Esquadrão, confirmando as grandes qualidades desta aeronave. O “Lynx” representou uma grande evolução nas capacidades operativas da Marinha do Brasil, ampliando a capacidade de esclarecimento e ataque além do horizonte radar, sendo capaz de operar sob condições meteorológicas adversas, tanto de dia, quanto a noite.  Sendo pioneiro na dotação de misseis ar-superfície, realizando com êxito o primeiro lançamento desse armamento contra um alvo.

O “Lynx” se mostrou um meio ofensivo fundamental ao componente aéreo nas ações de superfície, resultando na decisão de atualizá-lo e ampliar suas capacidades, assim, em 1995 as cinco aeronaves SAH-11 (Mk21) remanescentes das nove do lote inicial, foram enviadas para o fabricante afim de passar pelo programa de modernização que elevou estas a versão “Super Lynx” Mk-21A. Essas cinco células totalmente repotencializadas e modernizadas, se somaram ao novo lote composto por nove exemplares novos desta fantástica aeronave, a qual passou a receber a designação AH-11A “Super Lynx”. Dessa forma o Esquadrão HA-1 passou a contar com estas novas aeronaves nos idos de 1995.


Em virtude da aquisição de novos navios e da flexibilidade que o Lynx demonstrou em operação, o Esquadrão HA-1 recebeu em 20 de agosto de 1997, mediante a Portaria Ministerial Nº 241, sua missão foi ampliada, abrangendo todos os meios de superfície da Esquadra. Sua designação foi alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), permanecendo assim até os dias atuais.

Dentre as capacidades do EsqdHA-1, cabe as missões de esclarecimento e ataque a alvos de superfície (ASuW), empregando o Míssil anti-navio Sea Skua, além de ser capaz de lançar ataques vetorados a alvos submarinos (ASW), este empregando como armamentos torpedos e cargas de profundidade. Porém, o “Super Lynx” entrega uma versatilidade que permite seu emprego em diversos cenários e missões embarcados.

Em 2008, o EsqdHA-1 viu a importante dotação de suas aeronaves AH-11 com sistema estabilizado multi-sensor de vigilância “FLIR” (Equipamento de Observação Infravermelho) SEA STAR SAFIRE III, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A, o que proporcionou aos seus “Linces” enxergarem além do alcance, tornando sua missão esclarecedora mais eficiente e segura, mantendo sua aeronave fora do alcance de armas defensivas, sendo um sensor passivo que permite a identificação noturna de contatos, ampliando assim a capacidade e versatilidade.

Em 2011, diante da participação deste Esquadrão na Força Tarefa Marítima da UNIFIL, foram adquiridas as metralhadoras laterais 12,7MM (.50) M3M fornecidas pela FN Herstal, contribuindo para a realização de operações de interdição marítima, peculiares ao mandato dessa Força, adicionando-se ainda, por doutrina, o combate à pirataria e ao terrorismo, operações de retomada e resgate (C-SAR) e a defesa de ponto dos meios de superfície contra ameaças assimétricas.


Mantendo-se na vanguarda tecnológica em sua capacidade de esclarecimento em ataque, em 3 de julho de 2014, foi firmado um contrato com a Leonardo Helicopters (antiga Agusta/Westland) visando um extenso programa de modernização, o qual engloba oito aeronaves AH-11A, as quais receberão uma nova e moderna aviônica, que traz um novo painel, full glass cockpit, totalmente compatível com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN), dentre o conjunto de aviônicos, o novo “Lince” incorpora um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, sistemas de contra-medidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente, além de ter substituídos os atuais motores pelo novo LHTEC CTS800-4N, elevando estas células para o padrão AH-11B “Wild Linx”. O programa encontra-se em andamento e já contamos com três aeronaves AH-11B “Wild Lynx” incorporadas ao setor operativo, inclusive o GBN Defense já flagrou a movimentação de uma das aeronaves AH-11B pertencente ao EsqdHA-1 "Lince", o exemplar em questão, matrícula N-4001, recentemente modernizada, realizando um voo de adestramento.


É com grande orgulho que nós do GBN Defense parabenizamos aos nossos “Linces” pelos quarenta e dois anos de conquistas e excelentes serviços prestados a nossa Pátria. Onde durante nossa participação da Aspirantex 2020, foi possível admirar esta fantástica aeronave em seu pouso no convoo da PHM Atlântico, e posteriormente visitá-la e a sua tripulação a bordo da Fragata “União” durante nossa escala em Salvador. Feliz Aniversário Esquadrão HA-1 “Lince, parabéns a todos os bravos Linces, um forte e fraterno abraço ao seu Comandante, Capitão-de-Fragata, Luiz Marcelo Dias de Oliveira. Que venham muitos anos de valorosas conquistas, sempre mantendo vivo o lema: “Invenire Hostem et Delere” – Encontrar o inimigo e destruí-lo.

No Ar os Homens do Mar

Viva à Marinha Invicta de Tamandaré.


Por: Angelo Nicolaci


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger