sábado, 30 de março de 2019

T129 ATAK - Um turco no Exército Brasileiro?

A Turkish Aerospace Industries (TAI) trouxe ao Brasil seu moderno helicóptero de ataque, realizando um tour de apresentação da aeronave no Brasil, onde o T129 ATAK realizou uma apresentação em voo durante sua passagem por Taubaté, sendo avaliado por pilotos brasileiros no Batalhão de Aviação de Exército (BAvEx). Além da apresentação em Taubaté, o "Turco" poderá ser visto de perto em exposição estática durante a edição deste ano da LAAD, maior evento do setor de defesa na América Latina.

O T129 ATAK é um helicóptero criado para atender um requerimento da Turquia, com objetivo de prover as suas forças uma aeronave de ataque e reconhecimento tático robusta e capaz de operar nas mais variadas condições climáticas e altitudes. O projeto teve por base a plataforma do europeu Agusta A129 Mangusta, possui uma avançada aviônica,contando com uma tripulação de dois homens dispostos em tandem.

A aeronave incorpora um grande número de avanços se comparada ao projeto do "Mangusta", tendo se tornando um letal oponente no moderno campo de batalha, sendo apontada como um dos melhores custo/benefício da categoria, tem sido avaliado por vários países desde seu lançamento.

O Exército Brasileiro vem há alguns anos realizando estudos e avaliações com vistas a aquisição deste tipo de aeronave para dotar sua aviação com um helicóptero de ataque e reconhecimento, onde estuda várias opções no mercado internacional. Mirando esse programa brasileiro, a TAI apresenta a aeronave pela primeira vez no Brasil, tendo despertado a curiosidade e interesse pela aeronave.

Durante a LAAD 2019, iremos conferir de perto o T129 e buscar informações sobre as impressões que a aeronave deixou em sua passagem pelo BAvEx.

Nosso grande amigo Luiz Reis, lançou um artigo muito interessante que traz dados importantes sobre o histórico desta aeronave que entra na "briga" para dotar a Aviação do Exército Brasileiro com este tipo de aeronave, basta clicar aqui e conferir.

GBN News - A informação começa aqui.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger