terça-feira, 20 de junho de 2017

Aumenta tensão na Siria - EUA e Irã fazem demonstrações de poder e caça sírio e abatido por EUA

Os Estados Unidos e o Irã mostraram suas forças militares de maneira sem precedentes na Síria para impedir ataques contra seus aliados e interesses, com a Rússia alertando Washington nesta segunda-feira (19) de que irá tratar quaisquer aviões da coalizão liderada pelos EUA como possíveis alvos após o Exército norte-americano derrubar um caça sírio.
Tensões aumentaram no domingo (18), uma vez que os norte-americanos derrubaram um caça próximo a Raqqa apos este realizar bombardeio perto de forças aliadas aos EUA no solo, o Irã por sua vez lançou mísseis contra alvos do Estado Islâmico no leste da Síria. Foi a primeira vez que estes "atores" realizaram estes tipos de ação na guerra da Síria.
Embora tenha sido contra o Estado Islâmico, o ataque aéreo iraniano também foi uma exibição de poder militar na Síria identificada como uma grande prioridade por Damasco e seus aliados, e seguiu uma briga recente com Washington sobre uma seção da fronteira entre Síria e Iraque.
Um comandante pró-Damasco disse ter sido “uma mensagem” para todos os lados na guerra e que pode ser repetida, comentando que Teerã e Washington estabeleceram “linhas vermelhas” no domingo (18).
A Rússia, que assim como o Irã é uma aliada do presidente Bashar al-Assad, emitiu um alerta aos Estados Unidos em resposta à derrubada do caça sírio, dizendo nesta segunda-feira (19) que irá ver como alvos quaisquer aviões voando a oeste do rio Eufrates, embora não tenha falado que irá derrubá-los.
As tensões refletem a competição crescente por áreas da Síria onde insurgentes do Estado Islâmico estão em retirada, deixando faixas de territórios vazias e levantando a pergunta sobre o que será feito a seguir na política dos EUA que é moldada em primeiro lugar pela prioridade de derrotar os jihadistas.
Os Estados Unidos informaram que o avião militar sírio derrubado no domingo lançou bombas próximo aos combatentes das Forças Democráticas Sírias (SDF), uma aliança de combatentes curdos e árabes apoiada pelos EUA que luta para capturar a cidade de Raqqa do Estado Islâmico.

O Ministério da Defesa da Rússia respondeu nesta segunda-feira suspendendo cooperação com os Estados Unidos com objetivo de evitar incidentes aéreos sobre a Síria, onde a força área russa está realizando bombardeios em apoio a campanhas de Assad contra rebeldes e o Estado Islâmico.
O Exército sírio informou que o caça derrubado estava voando em missão contra o Estado Islâmico.
As SDF, no entanto, acusaram nesta segunda-feira o governo sírio de atacar suas posições usando aviões, artilharia e tanques. “Caso o regime continue atacando nossas posições na província de Raqqa, seremos forçados a retaliar”, disse o porta-voz das SDF Talal Silo.
O governo sírio marchou neste mês do oeste para a província de Raqqa, mas evitou conflito com as SDF, apoiadas pelos EUA, até o mais recente incidente.

Fonte: Reuters
Share this article :

1 comentários:

  1. A Síria perdeu a soberania sobre seu próprio território, somente pode agir em seu território completo com a permissão dos EUA.... A que ponto chegamos... Cuidado, Amazônia, Foz do Iguaçú, em breve os americanos estarão impedindo a FAB de sobrevoá-los por causa da ameaça terrorista islâmica por lá

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger